Na noite dessa quarta-feira (22), durante reunião especial pelo Dia Mundial da Água, realizada na Câmara Municipal atendendo requerimento do vereador Cláudio Caramelo, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Aluísio Barbosa, fez importantes anúncios. O primeiro é a contratação de empresa auditora para apurar graves problemas relacionados à captação de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio das Velhas. O outro anúncio é sobre a liberação da Licença de Instalação (LI) para que, enfim, sejam iniciadas as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
De acordo com Aluísio Barbosa, o sistema que compreende a ETA Rio das Velhas, em Funilândia, tem capacidade para tratar 490 litros/segundo para o abastecimento de boa parte de Sete Lagoas. No entanto, hoje são tratados apenas 180 litros/segundo. “Está muito aquém da capacidade para a qual foi construída. A ETA apresenta graves problemas na captação. Tivemos que manter, por mais de 30 dias, uma draga para desassorear o local da captação. Hoje, comemoramos que a ETA está a 25 dias funcionando de forma ininterrupta, o que era uma raridade”, afirma Aluísio.
O SAAE conta com a força de trabalho dos próprios servidores da autarquia para que a ETA atenda plenamente a demanda para a qual é destinada. “Com a ETA tratando 490 litros/segundo, cerca de 70% da cidade vai ter o abastecimento garantido por águas superficiais. Dessa forma, será possível desativar boa parte dos poços tubulares profundos e, consequentemente, preservar nosso lençol subterrâneo”, explica o presidente da autarquia.
Estação de Tratamento de Esgoto
A liberação da Licença de Instalação (LI) da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), cujo processo está na Superintendência Regional do Meio Ambiente (Supram) desde 2006, pode ser anunciada nos próximos dias. “Já temos garantidos recursos na ordem de R$ 70 milhões a título de fundo perdido e a empresa já foi licitada. Este processo se iniciou há anos, em 2006. Mas somente em 2013 obtivemos a Licença Prévia. Cumprimos todas as condicionantes e aguardamos somente a Licença de Instalação para início das obras”, finaliza.
Copão do SAAE
Além da Reunião Especial, o SAAE, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, promoveu ação no Terminal Urbano de Transporte Coletivo. Com o “Copão do SAAE” foi oferecida água geladinha e gratuita para quem passou pelo local. Material educativo também foi distribuído para centena de pessoas.
Da Redação com Ascom SAAE