O estacionamento rotativo Faixa Azul voltará a vigorar em Sete Lagoas no próximo dia 12 de abril. O sistema, que é digital e funciona via aplicativo de celular e créditos eletrônicos, havia sido suspenso para avaliação em 3 de janeiro por determinação da Secretaria Municipal de Trânsito. O retorno, três meses depois, foi aprovado pela Prefeitura depois que a GCT, empresa operadora do sistema, promoveu melhorias no aplicativo, que recebeu interface mais amigável e intuitiva.
Os preços do sistema continuam os mesmos, as frações de meia hora custarão R$ 0,75 e de uma hora R$ 1,50. Hoje a média de ocupação de uma vaga é de 1,2 carros por dia. Com o rotativo, a mesma vaga poderá receber, em média, cinco veículos ao longo do dia.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI), Flávio Fonseca, o estacionamento rotativo facilita a movimentação de clientes nas lojas. “Quanto maior a facilidade de estacionamento, mais consumidores teremos em nossas lojas e estabelecimentos, o que é bom para toda a comunidade”, explica. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o SINDCOMÉRCIO apoiam o uso do Faixa Azul.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Bruno Violante, informou que a intervenção municipal do serviço, em janeiro, ocorreu para garantir ao usuário um melhor serviço “Por meio do diálogo, a Prefeitura e a GCT encontraram maneiras de tornar o Faixa Azul mais adequado à cidade.”
Como usar
O Faixa Azul é um dos poucos no Brasil que funcionam por sistema digital. No lugar de talões ou folhas avulsas, os usuários podem usar o próprio celular para pagar e ativar seu tempo de estacionamento ou fazê-lo, também eletronicamente, através de uma rede de Postos de Venda.
O processo é simples. O motorista baixa o aplicativo BluePark em seu celular (disponível para Android ou IOS). Em seguida, realiza o cadastro com dados pessoais e a placa do carro (pode, aliás, cadastrar mais de uma placa). Depois é só adquirir os créditos através do cartão de crédito e ativar o estacionamento, informando o local onde o veículo está estacionado e o tempo de permanência, tudo no próprio aplicativo.
O usuário que não quiser utilizar o sistema via celular pode comprar tickets virtuais e ativar o estacionamento em um dos pontos de venda mais próximos, indicados nas placas indicativas do Faixa Azul. O motorista precisa indicar a localização aproximada do veículo, usando o nome da rua e o número do imóvel mais próximo ou um outro ponto de referência. O pagamento e o registro do estacionamento são feitos no próprio posto de venda, com base na placa do veículo. O motorista recebe um comprovante impresso das operações.
Como anteriormente, a fiscalização do trânsito continuará sendo feita pelos agentes da Guarda Civil Municipal, através de sistema de videomonitoramento. A GCT manterá monitores para auxiliar os fiscais e também para contribuir nas informações aos usuários sobre as formas de utilização do sistema.
Da Redação com Ascom Secretaria de Trânsito