De 1° a 31 de maio acontece a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa. De acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), todos os bovinos e bubalinos, independentemente da idade, devem ser vacinados. A vacina é obrigatória em todo o território mineiro e deve ser realizada duas vezes por ano.
Os produtores devem ainda declarar a vacinação até o dia 10 de junho. Aqueles que possuem rebanhos de até 149 animais podem fazer a declaração pelo site do instituto ou no escritório (Avenida Secretário Divino Padrão, 1.515, Santo Antônio).
Já para os proprietários de 150 ou mais bovinos e bubalinos a declaração deverá ser feita obrigatoriamente via internet. Para isso, o produtor deverá utilizar o CPF e ter em mãos o número da nota fiscal de compra de vacinas, que será a senha de acesso.
Segunda etapa
Segundo o IMA, a segunda etapa de vacinação ocorrerá em novembro, quando serão imunizados animais de até dois anos de idade. A declaração deverá ser feita até o dia 10 de dezembro.
Veja aqui o arquivo PDF da Portaria IMA nº 1703, publicada pelo Governo de Minas Gerais, que modifica a forma de declaração.
Para mais informações, acesse www.ima.mg.gov.br.
Por Marcelle Louise