A banda de Sete Lagoas Ganga Bruta+Congadar, segunda colocada no concurso Vento Festival, com votação aberta nacional pela internet, marcou o relançamento do Projeto Curta no Intervalo, do Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm). A iniciativa visa promover o conhecimento para além da sala de aula e preparar profissionais capacitados para o mercado de trabalho e cidadãos mais aptos para transformar a sociedade através da arte e da cultura.
Dentro do projeto, bandas, poetas, cineastas e outros promotores culturais da cena local poderão utilizar o intervalo de 15 minutos entre as aulas do período da noite para uma apresentação relâmpago. As apresentações ocorrem diante da cantina, no coração do campus. Eventos regulares ocorrerão a partir do segundo semestre e em breve os artistas poderão se inscrever para participar.
“Queremos contribuir com a formação do pensamento crítico diante de questões como inclusão social, preconceito, homofobia, entre outras”, explica o coordenador do projeto, o professor Túlio Picinini. Segundo ele, o Unifemm quer discutir importantes temas sociais de forma a promover cultura, conhecimento e direitos humanos dentro e fora da instituição. “Ao colocar o aluno em contato com a realidade do meio em que vive, formaremos pessoas éticas, conscientes e capazes de interferir em sua comunidade”, disse.
O projeto Curta no Intervalo está integrado ao projeto institucional “Educação para as Relações Étnico Raciais, Cultura e Diversidade” e vai incluir, ainda, iniciativas como a Mostra de Direitos Humanos.
O pocket show do Ganga Bruta+Congadar fez sucesso. Durante 15 minutos, o grupo apresentou suas músicas, que misturam congado e rock. “É maravilhoso ter a oportunidade de levar um pedaço do nosso show para dentro da principal instituição de ensino de Sete Lagoas. A receptividade foi grande e saímos felizes depois da apresentação”, avaliou um dos integrantes da banda, Carlos Saúva.
Da Redação com Ascom Unifemm