O Ministério da Saúde vai fechar 393 farmácias do Programa Farmácias Populares do Brasil. Elas fornecem medicamentos de forma gratuita ou com até 90% de desconto. Em Sete Lagoas, serão desativadas, nesta sexta-feira (30), as duas unidades (uma localizada na Rua Doutor Pedro Luiz, 559, Centro, e outra na Rua Santa Juliana, 2.876, bairro São João).
Segundo informações do Ministério da Saúde ao jornal Bom Dia Brasil, o encerramento das farmácias é para cortar gastos públicos. Para mantê-las, o Governo Federal gasta R$ 100 milhões, 80% é para manutenção e 20% para remédios. Além disso, quase 90% dos usuários do programa, procuram remédios para hipertensão, diabetes e asmas, os quais estão disponíveis nas farmácias conveniadas que são identificadas como “Aqui tem farmácia popular”.
Após a decisão do governo, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a partir da próxima segunda-feira, 3 de julho, as Farmácias Distritais atenderão em horário integral, das 7h às 17h. “A medida visa minimizar os impactos da decisão tomada pelo governo e atender aos sete-lagoanos dentro das necessidades. Na prática, para os usuários, o impacto será mínimo”, assegurou.
Unidades distritais:
– Farmácia Distrital Belo Vale – Rua Oscar Padilha, 625
– Farmácia Distrital CDI – Rua Expedicionário Leofredo Gaspar, 534
– Farmácia Distrital Cidade de Deus – Rua Professor Euro Andrade, 41
– Farmácia Distrital Luxemburgo – Rua Itambacuri, 182
– Farmácia Distrital Manoa – Rua Gerânio, 381
– Farmácia Distrital Santo Antônio – Avenida João Batista, 1.327
– Farmácia Distrital Centro – Rua Benedito Valadares, 321
Da Redação com Ascom Saúde