O prefeito Leone Maciel realizou uma coletiva de imprensa nessa quinta-feira (29), em seu gabinete, para anunciar o IV Festival de Inverno de Sete Lagoas, que acontecerá entre os dias 14 e 18 de julho. A grande novidade da edição “Sete Lagoas 150 anos – Nascida para o Alto” é o evento será levado para várias regiões da cidade.
O objetivo do festival é apoiar os artistas locais e fomentar a cultura. “Apesar de estarmos em um momento econômico crítico, necessitamos estimular a cultura de nossa cidade e iniciativas como essa são fundamentais para que isso aconteça. Por isso, estamos lutando para manter a festividade em nosso calendário anual”, relatou o prefeito.
As inscrições de projetos para participar do evento já estão abertas e podem ser feitas pessoalmente até a próxima segunda-feira, dia 3 de julho, das 8h às 17h, na Casa da Cultura Francisco Timóteo (Avenida Getúlio Vargas, 91, Centro). Acesse aqui o regulamento na íntegra, página 14. Todos os artistas, grupos artísticos e produtores residentes no município deverão estar cadastrados no Censo Cultural de Sete Lagoas (www.censoculturalsl.com.br).
O Festival de Inverno acontecerá de 14 a 18 de julho, das 8h às 23h, e contará com uma programação intensa, com uma média de 30 a 50 grupos artísticos expondo os seus trabalhos. O valor de cada apresentação corresponde a uma ajuda de custo de R$ 1.200. “Acredito que iniciativas como essa valorizam nossos artistas, dando a visibilidade e o reconhecimento que merecem”, mencionou Leone.
O prefeito confirmou ainda as duas atrações principais do Festival. No dia 14, haverá show com o violeiro Chico Lobo e, no dia 18, encerramento com a apresentação da banda 14 Bis, no Parque Náutico da Boa Vista. Outros detalhes da programação serão mencionados após a seleção de artistas.
Neste ano, os homenageados escolhidos foram o Senhor Manoel Francisco e Dona Native, moradores do bairro Santa Luzia, que receberam do prefeito um Certificado de Menção Honrosa. Eles são responsáveis pela Fundação Moçambique Nossa Senhora da Conceição e fazem parte do folclore sete-lagoano. “Eu falo que as coisas boas da cidade precisam manter e o Festival de Inverno é uma das coisas boas que nós temos”, disse o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Henrique Nacif (Caramelo).
O Festival também contará com apoio institucional do Sesc, da Universidade Federal de São João Del-Rey (UFSJ) e de outras organizações que contribuirão de forma voluntária com oficinas artísticas.
Segundo o prefeito, as festividades não vão parar nesse evento. Comemorado em novembro, o aniversário de 150 anos da cidade promete ser marcante.
Também estiveram presentes na coletiva membros da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, o vice-prefeito Duílio de Castro, secretários e vereadores.
Por Tatiane Guimarães