A quase centenária Praça 25 de Dezembro, localizada no Bairro Santo Antônio, está suja e depredada, o que vem gerando reclamações por parte dos moradores daquela região da cidade. Para chamar a atenção das autoridades, um enorme boneco foi colocado no local e chamado de “Zé Praça Suja”. O motivo do protesto está escrito nos cartazes afixados nas árvores: o personagem teria vencido o concurso de praça mais descuidada de Sete Lagoas.
A dona de casa Mercês Aparecida Mendes de Oliveira, que reside próxima à Praça 25 de Dezembro há 45 anos, afirma que, quando se mudou para o local, na época com 22 anos de idade, o aspecto era outro. “Hoje me sinto envergonhada de morar aqui. A praça está imunda, com passeios esburacados, bancos quebrados e toda a vegetação morta. Falta sensibilidade dos nossos governantes. Um local que era para ser de descanso, entretenimento, tornou-se motivo de chacota”, considera.
O taxista Ataíde Caetano dos Santos, 59, lembra que a última limpeza realizada no logradouro foi em 1994. De lá pra cá, o local foi abandonado. “Já fizemos até
abaixo-assinado, mas não adianta. Daqui a pouco a praça vai ficar sem iluminação, visto que até o padrão de luz está caindo”, alerta. Ataíde conta que a 25 de Dezembro virou um depósito de drogas, tamanha a quantidade de usuários que pernoitam no local. “Já está ficando é perigoso passar por aqui”, completa.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, afirma que a sujeira e o abandono atraem suspeitos, que fazem uso de drogas em plena luz do dia. “A praça não pode mais ser freqüentada pelas famílias do bairro Santo Antônio, pelas crianças. Até escorpião já matei na 25 de Dezembro. Só dá gente estranha e bêbados. Do jeito que se encontra, o local é convidativo a este tipo de gente”, avalia. O aposentado Geraldo Dias Ribeiro, 81, é só tristeza. “Deveriam respeitar pelo menos o nome da praça, que lembra uma data importante”, lamenta.
O secretário de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi, explica que desde o início do mandato atual, o município vem dando prosseguimento aos serviços de limpeza e reparos às praças públicas do município. “A administração tem se esforçado para conseguir recursos, tanto na esfera estadual quanto federal, para investir nas áreas públicas de lazer da cidade. Além disso, a Prefeitura também tem estabelecido parcerias com as comunidades dos bairros e com empresas privadas da região para recuperar os espaços e cuidar da manutenção destes patrimônios públicos”, conta. Segundo ele, no caso específico da Praça 25 de Dezembro, a prefeitura já providenciou a limpeza do terreno e marcará uma reunião com a associação comunitária da região para escutar as reivindicações dos moradores.
Por Celso Martinelli