Muito criticado pela população, que questiona principalmente a qualidade da água que abastece a cidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sete Lagoas lançou quarta-feira a sua água envasada em copo de 200 ml. O objetivo, como deixou bem claro o presidente da autarquia, Ronaldo de Andrade, é levar até a população uma água de qualidade, mostrar que o sistema é seguro e o órgão totalmente viável. O lançamento não será comercializado, mas oferecido em repartições e eventos públicos gratuitamente.
Oriunda de quatro poços artesianos com vazão de 350 mil litros/hora, a água passa por cinco filtros antes de ser envasada. Com capacidade de produção de 600 copos por dia, o novo produto do Saae será destinado à administração pública e eventos locais. De acordo com o químico Julio Lima, barreiras ultravioletas esterilizam os copos antes de receber a água. “O sabor supera muita água mineral que hoje é comercializada no mercado”, garante Lima.
Para o prefeito Mário Márcio Campolina Paiva, o Maroca, o principal ganho será em publicidade. “Valoriza a autarquia, antes desacreditada. A população terá a oportunidade de experimentar esta água em eventos públicos”, anuncia. Segundo Maroca, o município vai estudar uma forma legal de viabilizar a comercialização do copo. “Pode gerar receita, o que é muito importante para a reestruturação do Saae e, consequentemente, traz a valorização do funcionalismo”, completa.
Por Celso Martinelli