Na verdade, hoje, a questão ambiental propõe um amplo debate sobre o modelo econômico, social e político, visando ao reordenamento internacional destas relações. O objetivo é construir uma sociedade mais igualitária e responsável no que se refere à distribuição e à preservação das riquezas materiais e naturais, dentro de uma concepção de modelo de desenvolvimento sustentável.
Nesse sentido, o Projeto Manuelzão aponta para a cidadania, através de ações voltadas para a educação e a mobilização social, na busca de saneamento ambiental, saúde, de ambientes saudáveis – que garantam a qualidade de vida do homem e de toda a biodiversidade. Somente uma cidadania comprometida com a vida será capaz de lutar contra as injustiças sociais, a destruição da natureza e a degradação dos cursos d’água. Para o Projeto Manuelzão, a qualidade das águas deve ser o objeto de uma ação transformadora e comprometida com o futuro da sociedade humana.
(da cartilha: “Manuelzão vai à escola! Uma viagem ao Projeto Manuelzão e à bacia do Rio das Velhas”) / – Por: Apolo Heringer Lisboa – Coordenador geral do Projeto Manuelzão e Marcus Vinícius Polignano – Coordenador do subprojeto Manuelzão Vai à Escola
Blog: Reflexão e Comunicação http://jornalismoereflexao.blogspot.com
Formado em Comunicação Social(Jornalismo)e Filosofia pela PUC-Minas; Formado em Teologia pelo Seminário Provincial do Coração Eucarístico de Jesus, de Belo Horizonte-MG. Experiência em Assessoria de Comunicação, Rádio, Aulas de Filosofia para Ensino Médio e Comunicação Paroquial dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte.