Os alunos do curso de Educação Física do UNIFEMM conquistaram a nota máxima (nota 5) no ENADE 2016, o exame nacional que mede o conhecimento adquirido pelos universitários. O resultado equivale a uma “medalha de ouro olímpica” e classifica o curso entre os melhores do Brasil. Além disso, os alunos da Enfermagem tiraram nota 4, um índice de “Excelência” segundo o MEC, enquanto os de Nutrição registraram 3 (“boa qualidade”). Os números ganham ainda maior relevância quando se nota que menos de 7% dos cursos da área de saúde do Estado de Minas Gerais conquistaram essa distinção.
“Parabenizamos os alunos e professores, que deixaram muito clara a mensagem de que no UNIFEMM o aluno aprende de verdade”, comentou o reitor Antonio Bahia Filho. Já a coordenadora do curso nota 5, professora Dalva Rosa dos Anjos, comemorou o resultado: “Buscamos a formação do profissional atento às necessidades do ser humano e da sociedade, preparado para atuar nas mais diferentes áreas e campos da Educação Física”.
“As notas do ENADE chegam em um momento especial vivido pela instituição”, informa o reitor Bahia.Ele lembra que no final de agosto, o curso de Engenharia Metalúrgica repetiu sua nota 4 na avaliação do MEC. Dessa forma, todas as engenharias do UNIFEMM(Civil, Ambiental, Elétrica, Metalúrgica e de Produção possuem nível de excelência.
Pouco antes das notas serem anunciadas, o curso de Arquitetura do UNIFEMM havia firmado acordo com o curso homônimo da UFMG, o que abrirá espaço para ointercâmbio de alunos e professores e também permitirá o desenvolvimento de trabalhos inéditos de urbanismo na área de Sete Lagoas e região. “A UFMG não faz convênios com qualquer instituição”, informa Flávio de Castro, coordenador do curso do UNIFEMM.
“Esses são fatos que mostram que o recredenciamento do Centro Universitário UNIFEMM com grau de excelência, conquistado em maio, é resultado do trabalho e da dedicação de colaboradores e professores”, afirma Bahia. “Nossa área de atuação é Sete Lagoas e região, mas nossa qualidade nos posiciona no grupo de elite da educação brasileira”, reforça ele.
Nova Engenharia Civil
O curso de engenharia Civil do UNIFEMM ganhou novasáreas de conhecimento, o que proporciona ao aluno uma atuação profissional mais ampla.“A Engenharia Civil do UNIFEMM,que já era muito boa e respeitada, ficou ainda mais completa”, informa Denise de Freitas Silva, coordenadora do Curso.
A nova Engenharia Civil do UNIFEMM foi implementada neste semestre e atende a recentes diretrizes do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), que devem ser aplicadas a todas as faculdades de engenharia brasileiras. “O UNIFEMM é a segunda instituição de ensino de Minas Gerais e a primeira na região a se adequar a essas diretrizes”, afirma a professora Denise.
No caso do UNIFEMM, essas diretrizes transformaram disciplinas optativas em obrigatórias, como Projeto de Pavimentação Viária e Pontes de Concreto e Metálica. Incluiu, ainda, novos conteúdos como Saneamento, entre outros. A instituição está oferecendo sem custo essas novas disciplinas para os engenheiros civis que já concluíram o curso, que podem, assim, beneficiar-se com a qualificação adicional. “Alunos formados das primeiras turmasjá estão aproveitando essa oportunidade”, informou a coordenadora do curso.