Uma família do Boa Vista procurou o SeteLagoas.com.br para relatar problemas relativo ao trabalho do Centro de Zoonoses do município.
A cadela da família foi diagnosticada com leishmaniose, e há mais de um mês o serviço de carrocinha do município não teria ido até a residência deles, para fazer o recolhimento do animal. Após procurar diversas vezes no telefone disponível para agendamento do serviço, uma funcionária ligada ao Centro de Zoonoses teria agido com grosseria para com um dos membros da família.
“Eu liguei lá no telefone, questionando, mas eles disseram que vieram mais de três vezes na minha casa pra buscar a cadela e não tinha ninguém em casa, sendo que isso é mentira. E ainda me disse que eu estava fazendo eles [Centro de Zoonoses] de trouxa”, diz um dos membros, que não quis se identificar.
Após esta reclamação, foi garantido que a carrocinha buscaria o animal entre terça ou quarta-feira da próxima semana: “Mas eles não me disseram o horário que vão vir. Para esperar eles eu perdi dia de serviço”, comenta o homem. “E corre o risco de ter que levar para um veterinário para resolver o problema, sendo que é algo obrigatório da Prefeitura”, finaliza.
A reportagem ouviu a Secretaria Municipal de Saúde, que por meio de nota de esclarecimento, comentou que foram feitas três visitas à família no Boa Vista para o recolhimento do animal pela carrocinha, e que não havia ninguém em casa.
“Em resposta à reclamação, a Secretaria de Saúde informa que já foram realizados, junto ao reclamante, três agendamentos para que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses recolhesse o animal. Nas visitas realizadas nos dias 31 de Outubro, 1º e 21 de Novembro, não havia ninguém no imóvel para entregar o cão.
Diante desta situação, o reclamante foi orientado sobre a possibilidade de ele mesmo entregar o animal no CZZ, na data que lhe fosse mais conveniente, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. No entanto, essa sugestão não foi aceita pelo reclamante.
A funcionária citada na reclamação afirma, ainda, que propôs o agendamento para terça-feira ou quarta da semana que vem, proposta que foi, novamente, recusada pelo proprietário do animal.
Informamos que, diante da necessidade de se cumprir uma rota pré-estabelecida, não é possível agendar um horário para o recolhimento de animais doentes. Esse agendamento é feito no período da manhã ou da tarde, mas é imprescindível que haja um responsável no imóvel para efetuar a entrega do cão.”
Filipe Felizardo