Em apenas cinco dias, Sete Lagoas já ultrapassou a média histórica de chuvas do mês de fevereiro: 220,6 milímetros acumulados até às 10h desta segunda-feira (5). E a previsão é de que até quarta-feira tenhamos mais precipitações.
A reportagem do SeteLagoas.com.br conversou com o meteorologista da PUC Minas TempoClima Heriberto dos Anjos, que nos apresentou os dados. A média histórica de fevereiro é de 190 milímetros – janeiro, que é o mês mais chuvoso do ano, teve média de 106mm, muito abaixo da média de 300mm.
Segundo o meteorologista, a chuva vai permanecer durante toda a semana, inclusive no carnaval, mas de forma contínua ficará até quarta-feira (7). A partir de quinta (8), o tempo se abrirá, mas as chuvas continuarão como pancadas no fim da tarde. O calor promete voltar nos primeiros três dias de folia. No geral, a tendência é que, nesta primeira quinzena de fevereiro, tenhamos chuva.
Heriberto conta que estas precipitações são causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é uma grande massa que provoca as chuvas no estado, que cruza o Brasil, saindo da Amazônia até o Oceano Atlântico. Esse fenômeno faz com que as nuvens fiquem estacionadas durante mais de quatro dias.
Mesmo com essa grande quantidade de chuvas em fevereiro, a quantidade está sendo irregular – a média de janeiro ficou bem abaixo do esperado. Sete Lagoas e diversas cidades de Minas viveram com problemas de abastecimento de água, por conta das poucas chuvas que tiveram nos últimos anos.
Filipe Felizardo