O Corpo São Lázaro Internacional – CSLI (ou Lazarus Union) é uma organização independente, voltada a serviços e atividades caritativas e humanitárias, estruturada como uma associação “Internacional” porque o CSLI, com sede na Áustria, e conta com integrantes de 120 países de todos os continentes.
Em julho de 2017 foi criado o CSLI em Sete Lagoas. Desde então, várias ações humanitárias foram desenvolvidas. Os objetivos do grupo, e suas bases principais são a fraternidade, a tolerância e a devoção ao próximo.
A aspirante CSLI Fabiana Fonseca conta que várias campanhas foram desenvolvidas em prol da população carente.
A primeira missão do Grupo foi realizada em setembro de 2017, quando os membros organizaram um dia especial de ações dedicadas a oferecer a comunidade de Sete Lagoas uma diversas atividades: Corte de cabelo gratuito, pintura artística facial, pintura de unhas,adornos como chapéus, óculos, penas, máscaras, para tirar fotos.
Em outubro de 2017 foi organizada uma festa para os Idosos da Vila Vicentina com música ao vivo e muita animação. Teve também doação de roupas e produtos de higiene em prol dos idosos. Além disso o grupo promoveu uma palestra para ajudar as pessoas a pararem
de fumar.
No início de novembro do ano passado os membros do Grupo recolheram alimentos não consumidos em festas, seminários, eventos e outras ocasiões e distribuiram esses alimentos imediatamente para entidades carentes da cidade. Em meados de novembro,eles tiveram como missão ajudar uma família a reconstruir sua casa. Os membros do grupo ficaram responsáveis por coletar doações de materiais de construção e organizar a participação de voluntários que usarão esses materiais para reconstrua a casa de Sra. Marilda e seus doismeninos de 11 e 13 anos.
No final de novembro, o CSLI iniciou uma missão com o objetivo de ajudar a Associação Comunidade Terapêutica Santa Catarina de Sena, instituição sem fins lucrativos especializada em tratamento para mulheres com distúrbios resultantes do uso de álcool e outras drogas. A primeira ação foi uma doação roupas e revistas, que serão vendidas pela Associação para angariar fundos e, em segundo lugar, o Grupo ajudará na obtenção de uma licença oficial para que a Associação possa vender o material na rua e feiras públicas.
O Grupo também participou do lançamento do projeto de criação de uma sala de leitura para crianças da comunidade de SeteLagoas, doando120 livros para a formação inicial da sala de leitura.
Também teve doação de livros novos para Biblioteca Municipal de Sete Lagoas e para Concepe -Conselho na Execução Penal da Comarca de Sete Lagoas. Com todas essas ações Sete Lagoas ficou conhecida internacionalmente se destacando pelo grande trabalho voluntariado.
Para o ano de 2018 vários projetos estão sendo desenvolvidos, essa semana esta sendo entregue à algumas escolas, mochilas arrecadadas. Essa foi uma campanha de volta às aulas. “Como muitas mães trocam as mochilas do filhos, resolvemos arrecadar mochilas usadas para crianças carentes”, disse Fabiana. Em março será a vez da Campanha Doe Remédios.
Dessa forma o Grupo CSLI de Sete Lagoas está mostrando que com pouco podemos ajudar muito.
Sarah Carvalho