Começou hoje (26) a greve dos servidores da área técnico administrativa do sistema prisional de Minas Gerais. Em Sete Lagoas, houve protesto no CEIP, e grande adesão dos trabalhadores.
Os servidores da área são diferentes dos agentes penitenciários e socioeducativos, que cuidam apenas da parte de segurança das unidades prisionais. Os trabalhadores técnicos da área prisional e socioeducativa reivindicam o cumprimento de acordo de reajuste salarial com o Governo de Minas Gerais firmado no ano de 2015 com o sindicato da categoria.
Na cidade, a adesão da greve é de 90% no Centro de Internação Provisória e no Centro Socioeducativo de Sete Lagoas; e de 50% no presídio municipal. A mobilização é de tempo indeterminado e as negociações estão sendo feitas entre o sindicato da categoria e o governo do estado. Apesar da grande adesão dos grevistas, os serviços mínimos estão sendo garantidos no sistema prisional, que corresponde a saúde: 30% do efetivo.
Nesta terça-feira (27), o movimento irá fazer uma mobilização no Centro Socioeducativo municipal a partir das 13h. Hoje, o protesto foi na portaria do CEIP.
Filipe Felizardo