A Via 040, uma empresa Invepar Rodovias, montou uma operação especial para receber mais de 345 mil veículos esperados, que viajarão para os principais destinos religiosos de Minas Gerais, como as cidades históricas de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e São João Del-Rei. Para garantir a fluidez do trânsito e a segurança de motoristas que vão utilizar a BR-040, a concessionária reforçou o quadro de equipes e viaturas, e não fará interdições para realização de obras entre os dias 29 de março e 1º de abril.
O fluxo de veículos nos quatro dias de operação representará, em média, um aumento próximo a 50% em relação ao tráfego em dias normais. Por isso, haverá reforço de 84 colaboradores, que juntos aos outros 645 trabalharão na operação viária e no atendimento ao usuário. Essas equipes se revezarão, em escalas, 24 horas por dia, buscando minimizar os impactos do grande aumento do fluxo de veículos no período.
A geografia dos principais destinos, caracterizados por serras, curvas e mudanças repentinas das condições de visibilidade elevam a necessidade de cuidados extras na direção. Portanto, antes de viajar, o motorista deve verificar os dispositivos que aumentam a visibilidade, como faróis, ar-condicionado, limpador de para-brisas e desembaçador. Em condições adversas, a concessionária alerta também para a necessidade de reduzir a velocidade e aumentar a distância do veículo da frente. Além disso, o motorista deve dedicar atenção constante à sinalização do trecho.
Veja os horários de maior movimento e programe sua viagem:
Quinta-feira (29/3)
De meio-dia até 15h – tráfego intenso
Das 15h às 21h – horário de maior movimento
Sexta-feira (30/3)
Das 7h às 14h – horário de maior movimento
Das 15h às 17h – tráfego intenso
Sábado (31/3)
Tráfego normal
Domingo (1/4)
Das 9h às 14h tráfego intenso
Das 15h às 20h – horário de maior movimento
Das 20h às 21h – tráfego intenso
Após 21h – tráfego normal
Estrutura à disposição de motoristas e passageiros
Dezoito painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento. Além da previsão de tempo de viagem, a Via 040 divulgará também mensagens educativas para os motoristas.
A concessionária oferece 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), que funcionam como pontos de contato direto com a Via 040, além de disponibilizar estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso.
Vinte e três veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24 horas por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações. As equipes dos serviços de atendimento médico (31 ambulâncias), socorro mecânico (35 guinchos), resgate de animais e combate a incêndios trabalharão em regime especial durante o período, posicionadas em locais estratégicos com o intuito de promover a máxima agilidade, conforto e segurança a motoristas e passageiros.
Obras e serviços
Tendo em vista o aumento do tráfego no período, a Via 040 não realizará o procedimento de interdição de faixas das pistas em decorrência de obras e serviços nos dias de maior movimento.
Na altura do Km 590 e Km 591, entre Itabirito e Ouro Preto, onde há obras de manutenção nas margens da pista, o tráfego está sendo feito no sistema de mão-dupla na pista sentido Belo Horizonte ao Rio de Janeiro (Sul). Motoristas devem dedicar atenção especial à sinalização.
Destaques da programação nas cidades históricas:
Ouro Preto e Mariana
– Como chegar: a cerca de uma hora de Belo Horizonte, o acesso pela BR-040 deve ser feito nos quilômetros 563 (Trevo da BR-356) e 615 (Trevo da MG-030 e MG-443).
– Principais atrativos: tapetes de serragem, missas, procissões, museus, turismo ecológico, shows e feiras de cervejas artesanais
– Mais informações: Mariana – www.mariana.mg.gov.br e Ouro Preto – www.ouropreto.mg.gov.br
Tiradentes e São João del-Rei:
– Como chegar: o acesso para Tiradentes e São João Del-Rei, pela BR-040, pode ser realizado na altura do Km 618 (MGC-383), em Congonhas e do Km 699, em Barbacena (BR-265).
– Principais atrativos: vigílias, via sacra, sermões, museus e turismo ecológico.
– Mais informações: Tiradentes – http://tiradentes.mg.gov.br e São João del-Rei http://www.saojoaodelrei.mg.gov.br/
Serviço
Todos os serviços da Via 040 podem ser acionados pelo serviço gratuito de atendimento telefônico, via o número 0800-040-0040. Também está disponível o atendimento telefônico gratuito direcionado a pessoas com deficiência auditiva e da fala pelo número 0800-033-0040. Outros canais de atendimento oferecidos são os e-mails faleconosco@via040.invepar.com.br eouvidoria@via040.invepar.com.br, chat disponível no site www.via040.invepar.com.br e livros de registros presentes em todos os 21 postos de atendimento.
Acompanhe também boletins de tráfego 24h pela rede social Twitter e pelas listas de distribuição do Whatsapp. Pelo Twitter no endereço http://www.twitter.com/via_040. No Whatsapp, envie uma mensagem para o(s) telefone(s) abaixo e solicite o seu cadastro no trecho do seu interesse:
– Trecho 1 – Distrito Federal, Goiás; e de Paracatu (MG) a Caetanópolis (MG): (31) 9 9551-5231
– Trecho 2 – De Sete Lagoas (MG) a Contagem (MG): (31) 9 9914-2093
– Trecho 3 – Do Anel Rodoviário de Belo Horizonte (MG) até o pedágio de Itabirito (MG): (31) 9 9992-0495
– Trecho 4 – Do pedágio de Itabirito (MG a Juiz de Fora (MG): (31) 9 9949-3233
Com Ascom Via 040