
Segundo o diretor do departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Frederico Campos, o investimento traz melhorias na produção dos agricultores participantes das hortas comunitárias de Sete Lagoas. “No período de seca, a horta sofria muito por falta de vazão. O novo tanque é uma reserva de água se faltar abastecimento, garantindo uma autonomia de cinco dias”.
A tubulação foi instalada nos corredores entre as quadras de plantio. O tanque é ligado a uma bomba com um cano inicial de 125 polegadas. A cada encontro do encanamento, a dimensão do cano diminui para aumentar a potência da água e distribuir de forma mais adequada, explica o agricultor Pedro dos Santos. “Hoje a distribuição de água está péssima. É muita horta para molhar e pouca água. Com a nova tubulação, vai melhorar muito porque a bomba vai trazer força para a água”, considera.
A horta de Vapabuçu terá ainda um tanque de 30 mil m3, com dois mil alevinos de Tilápia, visando a alimentação dos agricultores, a diversificação da produção e renda, assim como o controle da dengue no local, explica.
Foto: Quim Drummond/SECOM