Carlos da Silva, morador da região, estava passando por perto da blitz e comentou: “Agora ficou bem melhor, eu moro aqui perto há muito tempo e nós já podemos sentir os benefícios. Como pedestre a gente pode passar com mais tranquilidade e agora dá até para fazer caminhadas. O prefeito foi muito feliz, estávamos precisando”, comemora o morador. O senhor Carlos já sofreu um acidente há sete anos atrás e afirma se alegrar com ações de educação no trânsito. “Eu fui atropelado e hoje sei da importância desse tipo de blitz, elas chamam a atenção de quem passa”, comenta.
Durante a ação a PM alertou alguns motoristas que estavam sem o cinto de segurança e os motociclistas sem a viseira do capacete. “Não vamos multar os motoristas, mas além de chamar a atenção sobre a velocidade no trânsito, precisamos alertá-los sobre regras que eles precisam cumprir”, afirmou o sargento Rodrigues.
Por que conscientizar?
A prefeitura, por meio da secretaria de Obras, instalou lombadas redutoras de velocidade para amenizar os efeitos da imprudência no trânsito. Desde o dia 02 de outubro o local conta com quatro redutores, sendo dois de cada lado da pista. Além disso, será instalado em breve um corrimão de segurança no canteiro central da pista, mais uma iniciativa para garantir a segurança no viaduto da Norte Sul. Ainda assim continuaram sendo registradas freadas bruscas e pequenos acidentes no local, o que comprova o fato de que a educação e a consciência são elementos fundamentais para o bom funcionamento do trânsito e bem-estar da população.
A expectativa é de que ações como esta, de educação e comportamento nas vias públicas, sensibilizem motoristas e contribam para que o índice de acidentes no local seja “zero”.