A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e em parceria com o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA), realizou na manhã desta quinta-feira (19) o I Fórum de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil de Sete Lagoas.
O evento, realizado no auditório das Faculdades Promove, teve como objetivo fomentar a articulação da rede de proteção, reunindo em um mesmo momento os atores (órgãos públicos, privados e sociedade civil) para sensibilizar sobre a importância de iniciativas intersetoriais para o enfretamento do trabalho infantil. O foco final visa a construção de iniciativas conjuntas e a mobilização de todos.
Entre 9h e 12h30, foram proferidas quatro palestras e debates com a participação de um bom público, representando variados segmentos da sociedade. O secretário de Assistência Social e Diretos Humanos, Paulo Henrique França Canabrava, falou da importância do encontro: “Esse é um momento de esclarecermos dúvidas e nos unirmos em prol de ações efetivas no combate e erradicação do trabalho infantil. Em Sete Lagoas, com total apoio do nosso prefeito Leone Maciel, temos desenvolvidos diversas políticas nessa direção. Para o fortalecimento dessas ações, contamos com o apoio de entidades, órgãos públicos e privados, e a sociedade em geral”, disse.
TEMAS DIVERSOS
Durante o Fórum, vários temas relacionados ao trabalho infantil foram abordados pelos palestrantes.A psicóloga Flávia Carvalho Barbosa, falou sobre “Sistema de Garantia de Direitos”.Célio Henrique Gonçalves, que é bacharel em Teologia, abordou “Aprendizagem Profissional” destacando a importância de empresas cumprirem as cotas para contraçãopelo programa Menor Aprendiz.Pós-graduada em Gestão de Projetos Sociais, Luana Alves Lacerda dos Santos falou dobre “Traumas Infantil”. Edineia e Cleusa que são da Equipe de Referência do Programa de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil, abordaram o tema: “Conceituação Técnica do Trabalho Infantil”.
O vereador Renato Gomes que é da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente também participou do Fórum que, na avaliação dos organizadores e envolvidos, atingiu seus objetivos.
Com AsCom PMSL