Muitos empreendedores são do tempo em que fazer propaganda em uma cidade do interior se resumia apenas a panfletos, listas, telefônicas, rádios e outdoors. O marketing tradicional é diferente do marketing digital, ambos contém inúmeras vantagens ,portanto, com tantas opções é necessário estudar o mercado e pesquisar muito sobre o assunto, já que pequenas e médias empresas costumam ter um orçamento limitado para a divulgação e uma equipe reduzida para a execução.
Para fazer campanhas de Marketing Digital é preciso conhecer melhor sobre o que a Internet pode entregar para o seu negócio e principalmente a melhor maneira de atingir o seu público, por isso criei esse artigo com essas 5 dicas:
1 – Seja o primeiro colocado nas buscas orgânicas do Google no seu setor de atuação
O Google obtém mais de 100 bilhões de pesquisas por mês, mais de 10 vezes o número de habitantes do planeta terra. Segundo o próprio Google, 28% das buscas por algo localizado nas proximidades resulta em uma compra e mais de 70% dos clicks vão para as 3 primeiras posições do mecanismo de busca.
O primeiro passo ganhar a primeira posição é garantir uma boa navegabilidade e acessibilidade no seu site, tudo começa por aí. Crie páginas específicas, que contenham a palavra chave do seu negócio, pois a ferramenta de busca do Google é muito precisa e sempre procura pelos resultados mais próximos daquilo que foi pesquisado. E por último sempre crie bons conteúdos, não existe fórmula mágica é tudo fruto de muito trabalho. Caso você não possua um website ou esteja mal colocado nas pesquisas, saiba como podemos te ajudar com o nosso guia.
2 – Mantenha suas redes sociais sempre ativas e engajadas com público
Atualmente grande parte das compras são pesquisadas com antecedência. Coloque-se no lugar do seu cliente e pense o que eles querem saber da sua empresa, montar um conteúdo de valor resulta no fortalecimento da sua marca que passa a ser vista como uma autoridade no mercado. É muito comum também as pessoas fazerem indicações de bons produtos no Facebook e no Instagram.
Nas redes sociais além de mostrar o seu produto você pode conversar com o seu cliente e entender o que ele realmente quer.
Separei alguns perfis de empresas setelagoanas que são referência no Instagram: A francesinha pizzaria, Cácia Couros, Esmalteria, BHC Store, Doceria Mosaico, Premium Academia e Mel Amor.
3 – Utilize imagens profissionais ou o mais perto disso o possível
Uma imagem vale mais do que mil palavras, um dos clichês mais verdadeiros do mundo dos negócios. As imagens te ajudam a engajar o seu público e as ferramentas de busca também associam a qualidade da sua imagem com a qualidade do conteúdo, principalmente no Facebook e no Instagram. Portanto se não tiver a oportunidade de pagar por um fotógrafo profissional tente caprichar o máximo nas fotos do seu negócio!!
4 – Use e abuse do WhatsApp
O WhatsApp é o aplicativo mais usado do brasil e abrange públicos de todas as classes e idades, portanto, se você usa a ferramenta para se comunicar deve usar para vender também. Responda todos os seus clientes e divulgue o seu número em todos os seus canais, muitas pessoas hoje preferem enviar uma mensagem do que ligar.
As listas de transmissão são uma excelente ferramenta de vendas quando bem utilizadas. Primeiramente peça aos seus clientes permissão para receberem o seu conteúdo, já que ninguém gosta de receber mensagens sem ter sido avisado. . Se conseguir separe os seus clientes por preferência e construa o melhor conteúdo o possível para engajar e acrescentar valor para o seu público.
5 – Estabeleça parcerias
É bastante vantajoso para você descobrir instituições, empresas ou páginas que complementem a sua atividade. Os vínculos de parceria podem tornar o marketing de ambas ainda mais poderoso.
Por exemplo, quando um site relevante cita o seu conteúdo ou faz uma linkagem para o seu site, essa ação é muito bem avaliada pelo Google deixando o material em evidência. No SeteLagoas.com.br nós fazemos esse tipo de trabalho com as nossas matérias patrocinadas, onde além de bombar as vendas dos nossos clientes também ajudamos na sua estratégia de Longo Prazo.
Os digital influencers também são uma maneira muito interessante de aumentar as suas vendas através de parcerias, na maioria vezes o retorno sobre o investimento no trabalho de um profissional dessa área é altíssimo.
Gostou das dicas de Marketing digital para alavancar o sucesso da sua empresa? Caso queira conversar melhor sobre o assunto e fazer um orçamento no nosso portal entre em contato comigo através do telefone 31 9 9798-1968 ou pelo e-mail lucas@setelagoas.com.br!!
Por Lucas Oliveira