O período chuvoso ocorre entre outubro deste ano e março de 2019, passando pela primavera e entrando no verão. Neste início, a característica é de pancadas de chuvas, enquanto na próxima estação as chuvas se tornam mais volumosas e contínuas, de acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
“O ápice são os meses de novembro, dezembro e janeiro, quando têm os maiores volumes de chuva e inundações. Mas, no início do período, já devemos ficar mais atentos, porque começam as chuvas e com elas sempre têm algum risco”, disse o meteorologista.
Não há um dado preciso de quanto vai chover nos próximo meses, mas o histórico é um indicativo. O fato de a primavera ter previsão de chuva abaixo da média não é definidor. Isso porque o verão pode compensar o volume, segundo o meteorologista, e definir a intensidade do período.
Ainda segundo o INMET, as temperaturas devem permanecer acima da média em Minas em setembro, outubro e novembro.
Granizo
Com o calor, há possibilidade de formação de granizo. “Ocorre por causa do tipo de nuvem de tempestade, que é formada pelo forte aquecimento e pelas condições de umidade. Também uma coisa que a gente chama na meteorologia que seria a própria instabilidade da atmosfera, fator que favorece o desenvolvimento dessas nuvens, que vem acompanhadas de rajadas de vento, raios e granizo”, disse. Segundo ele, a probabilidade é maior no início chuvoso.
Apesar da tendência de chuvas mais moderados no início do período chuvoso, riscos não estão descartados. “Seriam mais pancadas, no final da tarde e início da noite e costuma ter curta duração, em torno de uma hora. Não é a chuva que encharca o solo, mas pode ocorrer enxurradas devido à cobertura de asfaltos dos grandes centros urbanos, como Belo Horizonte. A chuva típica do verão é mais contínua, duradoura e volumosa favorece o encharcamento do solo”, disse.
Os índices de umidade do ar ficam acima de 60%. “Umidade relativa do ar é mais prejudicial no período seco, outono e inverno. A partir da primavera, aumenta a umidade relativa do ar. A média em setembro é de 60% e em outubro 64%, novembro 70,5%”, disse o meteorologista.
Confira a previsão do tempo para esta semana em Sete Lagoas de acordo com o INMET:
Segunda-feira (1° de outubro) – Mínima 16°C Máxima 28°C – Parcialmente nublado a nublado
Terça-feira (2 de outubro) – Mínima 21°C Máxima 29°C – Encoberto e com muitas nuvens
Quarta-feira (3 de outubro) – Mínima 18°C Máxima 31°C – Sol entre nuvens
Quinta-feira (4 de outubro) – Mínima 19°C Máxima 31°C – Muitas nuvens
Sexta-feira (5 de outubro) – Mínima 19°C Máxima 26°C – Encoberto
Com G1 e INMET