CASARÃO – CENTRO CULTURAL NHÔ QUIM DRUMMOND
O Centro de Preservação do Folclore, instalado no Casarão, uma construção do século XVIII, veio permitir que a cultura setelagoana fosse preservada e é também um espaço destinado às manifestações sócio-culturais e à feira permanente de amostras. Atrás do casarão, existe um anfiteatro, Mauro Faccio Gonçalves, Zacarias – com capacidade aproximada para 1.500 pessoas. Aqui se encontram registros do exuberante congado setelagoano, com suas mais de vinte guardas. Dentre essas, guardas fundadas há mais de 100 anos e outra que tem como chefe atual o descendente direto de Chico Rei. Neste Casarão, as tradições da música, dança e religiosidade mineira são mostradas com autenticidade e beleza.
Localizada à Praça Tiradentes, 257 – Centro.
Funcionamento de segunda a sexta-feira de 08:00 às 17:00hs.
Sábado e domingo: 08:00 às 12:00hs.
Entrada gratuita – telefone 031-3772-3878
Área central
PRAÇA TIRADENTES
CATEDRAL DE SANTO ANTONIO
A Catedral foi construída de frente ao antigo bairro Gamela e que hoje tem o nome de Bairro da Várzea, foi o primeiro bairro a ser fundado e por acreditar que a cidade iria crescer para aquele lado, a porta principal fica de costas para a área central da cidade.
A catedral tem como destaque sua construção e seus trabalhos artesanais datados do século XIX.
Recentemente a catedral passou por uma reforma, mas manteve todas as suas características originais.
Na semana de comemoração do Padroeiro, a catedral festeja com a da tradicional Barraquinha de Santo Antônio. Local onde encontramos o tradicional pastel frito, os caldos de feijão e mandioca, canjica, churrasco, pipoca entre outras deliciosas comidas tipicas de barraquinhas.
A Catedral permanece aberta ao público durante a semana de 8:00 às 11:00hs / 13:00 às 17:00hs, aos sábados, de 8:00 às 11:00hs e reabrindo para a missa às 18:30hs e aos domingos às 10:00hs e 19:00hs somente para a missa.
Para maiores informações, entre em contato com a secretária da catedral pelo telefone 031-3771.2125, de segunda a sexta-feira de 8:00 às 17:00hs e aos sábados de 8:00 às 11:00hs.
MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL DE SETE LAGOAS
Através do museu, resgata-se a história de Sete Lagoas, com enfoque nos seus principais personagens: o minerador, o escravo e o tropeiro. Assim, o museu constitui-se uma importante fonte de pesquisa histórica para o município, pois abriga em seu acervo arquivos, dados, artefatos e fotos das principais personalidades e acontecimentos da cidade.
No museu você poderá encontrar diverso utensílios de trabalho de tempos atrás, como uma cadeira e dentista, além de equipamentos utilizados pelos garimpeiros, uma vez que a região já foi destacada pela riquezas minerais, entre outras curiosidades, como exemplares de telhas que foram construídas tendo como molde as coxas de escravos. Certamente, vale a pena conferir.
Há também uma galeria com fotos de ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial, pois, de Sete Lagoas, partiram vários expedicionários da FEB.
Localização: Praça Santo Antônio, 94 – área central da cidade.
Funcionamento: Segunda a sexta-feira , das 07:00 às 17:30hs e
Sábado, domingo e feriados: 08:00hs às 12:00hs.
Entrada gratuita – Contato: 31- 3771-3255
Karla Costa