No dia 6 de outubro, a Portela definiu o seu samba-enredo para o Carnaval 2019, que homenageará a cantora mineira Clara Nunes.
A artista nasceu no povoado do Cedro, distrito até então de Paraopeba que depois se tornou independente, recebendo o nome de Caetanópolis. A cidade agora está se preparando para participar do desfile que promete retratar a importância de Clara Nunes para a cultura brasileira.
O prefeito Romário Ferreira trabalha junto à sua equipe em um grande projeto para fazer com que Caetanópolis viva do turismo cultural. O município é o berço da indústria têxtil mineira e avalia a escolha deste enredo como “mola propulsora” para o ambicioso plano.
A secretária municipal de Cultura, Marilene Araújo afirma que a cidade busca explorar e valorizar o seu potencial turístico. O projeto engloba o Museu Têxtil Décio Mascarenhas (único museu têxtil da América Latina que é mantido pela Cia. de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, e que está em negociação para ser administrado pela Prefeitura de Caetanópolis); o Memorial Clara Nunes, onde está exposto o acervo da cantora; a Casa da Clara, onde a artista viveu sua infância com a família e que está em fase de restauração; a Casa de Cultura Clara Nunes, que é o Teatro Municipal de Caetanópolis.
O município também investe em diversos eventos culturais durante todo o ano. O principal é o Festival Cultural Clara Nunes, único em seu estilo na região, seguido do Carnaval da Família, o Encontro de Grupos Folclóricos de Folias de Reis e Pastorinhas e a Festa de Aniversário da Cidade, que a partir de 2019, contará com um concurso de quadrilhas juninas.
Veja a entrevista com o prefeito Romário Ferreira e a secretária de Cultura, Marilene Araújo:
Nubya Oliveira com Alan Junio