Foi realizado pela ESF Kwait mais um encontro do grupo de gestantes. O encontro teve como objetivo orientar e acolher as gestantes por meio de um atendimento multidisciplinar.
O encontro foi coordenado pela enfermeira Vanessa Marçal, que é Coordenadora da Unidade ESF Kwait, e contou com participação do médico Einer Rocabado e da cirurgiã dentista Danielle Seabra, e contou com a colaboração das acadêmicas do 8° período de odontologia da Facsete.
A reunião contou com a participação de aproximadamente 15 pessoas (gestantes, acadêmicas de odontologia e profissionais da Unidade), e abordou diversos assuntos, com o objetivo de esclarecer as dúvidas das gestantes, como a importância do pré-natal e a quantidade mínima de consultas preconizadas pelo Ministério da Saúde, quais exames são solicitados, quando são pedidos e por que, as transformações no corpo da mulher, sinais e sintomas, como lidar com alguns desconfortos na gestação, saúde bucal da gestante: por quais procedimentos odontológicos uma gestante pode passar com segurança, qual a melhor fase da gestação para procurar o dentista e alimentação saudável e seu impacto na saúde bucal, higiene bucal e cuidado com as gengivas.
Vanessa Marçal, que é enfermeira da EFS Kwat ressalta a importância da gestante participar do grupo. “O pré-natal é um acompanhamento da saúde da mulher e do feto, e a consulta em grupo permite à mulher perceber o que é comum em outras mulheres e o que pode ser um sinal de alerta, além disso, permite interação entre as usuárias nesta condição e a equipe multidisplinar. Portanto é de grande importância a participação da gestante nesses encontros”.
Ela ainda destaca a importância do projeto. “Conhecer sua importância e saber os motivos de cada procedimento, reduz medos e o absenteísmo às consultas. A interação com outras gestantes deixa a mulher mais à vontade para esclarecer dúvidas. A saúde bucal é um fator importante na vida da gestante e muitas vezes é negligenciado. Trata-se de encontros mensais nos quais o acompanhamento da gestação perpassa o atendimento médico ou de enfermagem dentro do consultório. É um encontro descontraído no qual a gestante tem a oportunidade de conhecer outras mulheres na mesma condição e que enfrentaram desafios semelhantes. É também um momento para acompanhamento por outros profissionais que compõem a equipe saúde da ESF. Durante os encontros a equipe multiprofissional acolhe e orienta as futuras mamães”, finaliza.
Com AsCom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas