As operações de bloqueio com inseticida para contenção da propagação dos casos de Dengue, Chikungunya e o Zika Vírus (Arboviroses) estão acontecendo em diversos bairros. Nas últimas semanas, o bloqueio vetorial aconteceu nos bairros Glória, Orozimbo Macedo, Bernardo Valadares, Interlagos I, Belo Vale I, Bela Vista, Luxemburgo, Verde Vale, Flórida, Iporanga II, Alvorada, Jardim Europa e Vila Brasil.
Os Agentes de Endemias juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde, continuam as visitas aos 117.213 imóveis cadastrados. Até o final do mês de Setembro foram realizadas 59.254 visitas, que correspondem a 50,5% de cobertura de todo o município. A Equipe que realiza o Tratamento Focal e LIA (Levantamento de Índice Amostral) nas localidades isoladas urbanas (Zona Rural), continua com as atividades. Foram vistoriados 1.627 imóveis nos povoados de Tamanduá, Goiabeira, Riacho do Campo, Brejão e Quintas da Varginha. Foi encontrado 1 foco nas localidades de Goiabeira, Brejão e 3 na localidade de Quintas da Varginha.
Foram notificados 438 casos suspeitos de dengue, sendo 37 casos confirmados e 401 casos descartados. Foram notificados 20 casos suspeitos de Zika Vírus: 12 casos em gestantes, sendo as 12 negativas, 08 casos de Zika Vírus na população em geral, sendo os 08 descartados. Houve 17 notificações de Chikungunya, sendo 02 casos positivos e 15 casos descartados.
O Gerente do Centro de Combate a Dengue Adriano Marcos Pereira de Souza ressalta que as ações de mobilização continuam em toda cidade. “Os Agentes de Endemias que executam as atividades de Mobilização e Educação em Saúde continuam realizando ações junto à população através de palestras e teatro em escolas e nas Unidades de Saúde do município, stands em espaços públicos e privados, visita casa a casa nos bairros com alto índice de infestação e onde possui o maior número de casos notificados da doença”. Ele explica ainda sobre o projeto Reciclemais, que está sendo desenvolvido em diversas escolas. “Os alunos das Escolas Municipais e Estaduais do município estão se empenhando no Projeto “Reciclemais” no recolhimento de inservíveis nas regiões próximas às escolas. O Projeto está sendo desenvolvido em 10 escolas e conta também com parcerias de sacolões e ferros-velhos do município”, finaliza.
Denúncias podem ser realizadas através do Disque Dengue 160 ou por meio do telefone 155 da Secretaria do Estado (SES). O Disque Dengue recebeu 172 denúncias em 2018, das quais todas foram atendidas.
Com AsCom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas