Uma mulher foi socorrida por militares do Corpo de Bombeiros após sofrer parada cardiorrespiratória, na manhã dessa terça-feira (13), em Sete Lagoas.
De acordo com a 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar em Sete Lagoas, vistoriadores do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico realizavam ações de fiscalização habituais no centro da cidade, quando foram acionados por populares para atender uma mulher, de 57 anos, que havia sentido um mal súbito em uma loja comercial.
Os militares imediatamente prestaram socorro e identificaram que a vítima havia sofrido uma parada cardiorrespiratória (PCR). Depois de constatada a PCR, foram iniciados os procedimentos de reanimação cardiopulmonar. Em seguida, foi acionado o apoio de uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros bem como da Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU.
Diante do quadro grave, os socorristas se empenharam no atendimento e após alguns minutos de reanimação, seguidos de choques do desfibrilador, a vítima retomou seus sinais vitais e foi conduzida ao Hospital Municipal de Sete Lagoas, ficando aos cuidados da equipe médica de plantão.
Orientação
O Corpo de Bombeiros alerta que em casos dessa natureza, é fundamental acionar rapidamente os serviços de emergência (193-Corpo de Bombeiros ou 192-Samu) para identificar a parada cardíaca o mais breve possível e iniciar as manobras de reanimação com base na orientação via teleatendimento, caso a pessoa que esteja socorrendo não possua conhecimento de primeiros socorros.
Caso a vítima receba atendimento até cerca de 10 minutos após a parada cardíaca, suas chances de sobrevida aumentam exponencialmente.
Nubya Oliveira com 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar em Sete Lagoas