No período de chuvas, ocorrências como inundações, quedas de árvores, postes de iluminação, raios, alagamentos de vias e desabamentos são muito comuns.
Para se evitar acidentes como estes, o Corpo de Bombeiros realiza trabalhos preventivos e também os emergenciais. O sargento Otávio, Assessor de Comunicação da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Sete Lagoas, conversou com a reportagem do Site Setelagoas.com.br e deu orientações à população quanto aos cuidados necessários antes, durante e depois da chuva.
Confira as dicas de segurança:
Desmoronamento e desabamento
– Em caso de desmoronamento ou desabamento, evacue do lugar o mais rápido possível. “Não precisa ser um deslocamento em pânico, mas a situação exige medida imediata para a pessoa procurar um local mais seguro,” destaca o sargento.
Rede elétrica
– Em caso de descarga elétrica em cima do veículo, seja decorrente de queda de raios ou colisão com poste de iluminação, o local mais adequado para a pessoa permanecer é dentro do carro, até que compareça uma equipe de socorro para avaliar a cena. “Se não houver risco de incêndio ou inundação, o carro quando atingido por um raio ou descarga elétrica, devido a seu projeto, essas cargas se espalham pela superfície metálica externa sem ameaçar quem está dentro, funcionando como um isolador,” afirma.
– Pessoas que estiverem passando pelo local do acidente devem sempre considerar que a rede pode estar energizada, por isso, qualquer tentativa de ajuda pode provocar outras vítimas.
Alagamento de vias
Durante as chuvas, as pessoas acabam sendo surpreendidas pelo grande volume de água ou acabam presas por algum objeto que está sobre a enxurrada.
– Não atravesse o local com o carro; dê retorno e passe por um local que você saiba que é seguro;
– Em caso de estar parado no trânsito, e o volume de chuva ou da água de um rio, circular o veículo e a pessoa observar um aumento acentuado, o recomendado é se retirar do veículo e procurar um local seguro, abrigado e o mais alto possível.
“Muitas pessoas insistem em permanecer dentro do carro, mas lembramos de que, na medida em que a água vai subindo, o veículo pode ser levado pela correnteza para um lugar que coloque em risco a vida,” enfatiza o militar.
– Caso as pessoas observem que em um determinado local, não exista passagem de água, a orientação é que a prefeitura municipal seja comunicada para fazer a manutenção;
– Verifique os ralos que fazem escoamento de água de quintais e área de lazer;
– Faça limpeza das calhas e das telhas porque elas podem sobrecarregar o telhado e provocar algum risco;
– Não jogue lixo na rua.
“É muito comum neste período, observamos que áreas simples que não eram regiões tradicionais de inundação, acabam sendo acometidas dessa forma por falta de manutenção,” finaliza o sargento Otávio.
O Corpo de Bombeiros pode ser acionado em virtude de todas estas ocorrências, por meio do telefone 193.
Veja mais sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros na entrevista com o sargento Otávio, Assessor de Comunicação da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Sete Lagoas:
Por Nubya Oliveira