A Black Friday é uma tradição americana incorporada por brasileiros, que constitui na baixa dos preços no comércio em geral, durante a última sexta-feira do mês de novembro. Muitas lojas (online e físicas) têm altos rendimentos nas vendas, porém, o número de fraudes online, tentativas de roubos de dados e propagandas enganosas aumentam na mesma proporção.
O Procon/SL listou alguns cuidados para garantir não só a segurança como a compra pelo melhor preço.
1. A loja (online e física) é confiável ou não?
Pesquise antes da compra. Estão disponíveis na internet alguns sites que avaliam lojas físicas e online. Consulte a plataforma on-line www.consumidor.gov.br e confira a reputação da empresa em que deseja comprar.
Faça uma busca nos sites que tem interesse e anote os preços, assim, garanta que o produto realmente terá desconto ou não na Black Friday. A maquiagem de preços se caracteriza pelo aumento prévio dos preços de produtos no período que antecede ao evento e a apresentação de descontos falsos no dia promocional. Desconfie das ofertas com preços muito inferiores aos praticados no mercado.
2. Verifique se a loja possui o selo da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico
As lojas que possuem esse certificado passam, obrigatoriamente, pelo processo de avaliação da entidade, que verifica, entre outros pontos, se o site disponibiliza aos consumidores informações como CNPJ, Razão Social, endereço completo e formas de contato, conforme Decreto Nº 7.962/2013 do comércio eletrônico. Observe as informações como razão social e CNPJ, e confirme esses dados no site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br. Se a situação do CNPJ estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.
3. Esteja atento ao símbolo nacional de segurança (cadeado verde na URL)
Este cadeado verde garante que as nossas informações estejam seguras. O símbolo serve para identificar que o site utiliza uma criptografia para que as informações só possam ser entendidas pelo receptor; no caso do site de compras, somente a loja terá acesso a suas informações pessoais como nº de cartão, CPF, endereço, etc. Com essa pesquisa o consumidor evita realizar sua compra em lojas/sites fantasmas.
4. Cuidado para não se endividar
A dica é listar os produtos de que precisa ou deseja e estipular um limite de gasto. Inclua no orçamento presentes de Natal, impostos e matrículas escolares que pesam no bolso no início do ano, para não exagerar nas compras e se endividar. Antes de realizar qualquer compra, verifique a necessidade do produto ou serviço e se a promoção é realmente vantajosa. Comprar por impulso nunca é recomendável.
5. Vendas por aplicativos
Utilize apenas aplicativos de lojas oficiais, como Google Play ou AppStore. Nos aplicativos (apps), o acesso à loja é direto e imediato, mas valem os mesmos cuidados recomendados para os sites.
6. Guarde as informações da compra
Guarde todas as informações e e-mails referentes à compra, como número do pedido, confirmação de pagamento e código de rastreio do envio. O ideal é imprimir as telas de cada etapa da transação. Nas lojas físicas, exija a nota fiscal. Se o site não finaliza a compra ou a cancela sem aviso, o consumidor deverá pedir esclarecimentos à empresa por escrito, para que tudo fique documentado.
Caso o motivo seja a falta do produto no estoque, a loja deve deixar de oferecer o item no site, senão fica caracterizado descumprimento da oferta, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC). O mesmo se aplica ao cancelamento da compra sem aviso prévio. Neste caso, o consumidor poderá exigir a entrega do produto, receber outro item equivalente ou aceitar o cancelamento com a devolução do valor pago (art. 35 do CDC).
7. Política de trocas
Todas as compras realizadas durante a Black Friday seguem as normas do Código de Defesa do Consumidor. Isso significa que as ofertas anunciadas por sites e lojas precisam ser cumpridas e, se não forem, o consumidor pode reclamar no Procon/SL. Nas compras adquiridas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet etc.), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir sem precisar justificar sua decisão. Em lojas físicas, o estabelecimento tem o direito de trocar ou não, desde que isso seja especificado para o consumidor previamente. Se resguarde, peça ao vendedor por escrito a permissão para eventuais trocas.
O Procon/SL deseja que as compras ocorram da melhor maneira possível, não havendo surpresas e nem problemas futuros. O consumidor que precisar realizar atendimento ou reclamação sobre produtos e serviços adquiridos na Black Friday deverá estar munido de documento original de identidade, CPF , comprovante de residência e documentos referentes a compra. O Procon/SL atende de segunda a sexta-feira, das 7hs às 17h30. A entrega de senha para o atendimento é realizada até às 15h na Rua: Cônego Raimundo, 32.
Nubya Oliveira com Ascom Procon/SL