O ginásio Vinício Dias de Avelar, no bairro Nova Cidade, foi palco escolhido para a primeira rodada do sorteio das casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” construídas no bairro Cidade de Deus. No total, serão 500 moradias para realizar o sonho de famílias cadastradas previamente e que seguiram normas estabelecidas pelo Governo Federal e Secretaria Municipal de Assistência Social para concorrerem.
O processo de seleção está sendo norteado por vários critérios de cunho social e os inscritos foram divididos por grupos definidos pelo preenchimento dessas condicionantes. No início da tarde de sexta-feira (11) começou o sorteio para quem fazia parte das seguintes classificações: Grupo de Pessoas Idosas (15 casas), Grupo de Pessoas com Deficiência (15 casas) e Grupo I (282 casas). Também foram sorteados 30% a mais de candidatos para cada grupo formando uma lista de excedentes que serão convocados em caso de desistência ou desclassificação do titular.
Todo o processo de seleção foi acompanhando de perto pela Caixa Econômica Federal, Ministério Público Federal e uma comissão especial nomeada para este fim. Foram convidados a comparecer membros de associações de moradores, sindicatos e conselhos de classe, além de representantes da Câmara Municipal e outros órgãos fiscalizadores. “De maneira alguma existe indicação de qualquer político nesse processo. As pessoas que estão sendo selecionadas foram abençoadas por Deus”, afirmou Leone Maciel.
O ginásio ficou lotado e mesmo quem não foi sorteado fez questão de aplaudir e comemorar cada um dos agraciados. Alguns selecionados não seguraram a emoção e contaram como a conquista de uma moradia própria vai mudar suas vidas. “Moro há dez anos em Sete Lagoas de favor em um barracão apertado e abafado. Tenho uma filha que já fez quatro cirurgias cardíacas e passamos muitas necessidades. Graças a Deus fomos abençoadas com esta vitória e agora vou cuidar melhor dela”, declarou emocionada Fernanda Santos da Silva.
Quem também ilustra com propriedade o alcance social este projeto é a sorteada Bianca Aparecida Barbosa Ribeiro, que mora com duas filhas em uma área de risco. “Morei seis anos na roça, precisei voltar pra Sete Lagoas e hoje vivemos ao lado de um córrego onde o perigo de inundação é constante. Estou muito feliz por receber esta oportunidade”, comentou, ajoelhando logo em seguida e iniciando uma oração pela graça alcançada no sorteio das casas próprias. Outros presentes, ao verem a cena, não contiveram as lágrimas.
Outras duas sessões de sorteio serão realizadas no início da próxima semana. Na segunda-feira (14) será a vez dos candidatos classificados no Grupo II (que atendam de 2 a 3 critérios de priorização) e na terça-feira (15) os do Grupo III (que atendem a um critério de priorização). Nos dois dias o sorteio começa às 14 horas com acesso liberado ao público até a lotação do ginásio.
Não é necessária a presença do inscrito, a lista com o resultado final do sorteio será publicada no Diário Oficial do Município (www.setelagoas.mg.gov.br) no dia 16 de janeiro.
Com AsCom PMSL