Com o controle manual das fichas dos usuários e a inexistência de um sistema específico de cobrança, a atitude de alguns usuários não é afrontada com o valor da multa diária de R$ 0,50 para livros convencionais e R$ 1 para os mais procurados.“O mais importante não é a multa, é reaver o livro”, explica a diretora da biblioteca, Flávia Ferreira.
Na biblioteca, os títulos podem ser emprestados por sete dias, podendo o prazo ser renovado por mais duas vezes. Após esse período, a multa começa a ser cobrada. Existem casos em que o valor ultrapassa o do livro e a diretora Flávia aponta uma solução. “A pessoa pode comprar o livro e doar para a biblioteca, retirando a pendência”, diz, lembrando aos usuários: “os livros são de todos”.
De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da prefeitura, Aldrin Fonseca, no primeiro semestre de 2010, será implantado um sistema informatizado para cadastro de usuários e pesquisa de títulos. “Os computadores terão programas para dar mais agilidade nas buscas por livros e maior controle da saída dos exemplares”, explica.