O vereador Gilberto Pereira da Silva (Doceiro) apresentou anteprojeto de lei na Câmara Municipal que pode acabar com os camelôs nas ruas de Sete Lagoas e transferi-los para um local próprio.
Segundo a proposta, seria criado na cidade um Shopping Popular, a exemplo do que já existe na capital mineira
e que se tornou uma fórmula de grande sucesso. O anteprojeto de lei 113/2009 define como responsabilidade do Poder Executivo definir a área na região central, de fácil acesso, para a instalação do Shopping. O local seria estruturado a partir de boxes ou estandes, com atividades licenciadas pelo poder público ,que emitirá o alvará de licença de localização e funcionamento específico para cada um deles.
De acordo com o artigo 5º ,os “ camelôs” que exercem suas atividades no centro da cidade deverão ser cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, para ocuparem os espaços específicos ,já que o comércio informal passaria a ser exercido exclusivamente no Shopping Popular. Segundo Doceiro existe a necessidade de solucionar o problema da precariedade, e principalmente das más condições de conservação, quando o produto comercializado é alimentício.
O Shopping Popular será um espaço destinado a camelôs,que passam a ser denominados comerciantes populares.
foto: Ramon Junior e Renato Andrade (http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/botanica2.htm)