O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas.
O NASF funciona como uma complementação das ESF’s com foco no trabalho em grupo. Dentro das EFS’s funcionam aproximadamente 15 grupos operativos de saúde, dentre eles o Grupo Bem Estar que é o de artesãos. Esse grupo existe há um ano e meio, desde que o governo federal criou o NASF. Todo artesanato feito pelos artistas é de material reciclável, dentre eles sacolas plásticas, caixas de leite, garrafas pet, retalhos de tecido, etc…
Segundo Gabriela Sales Parreira Reis, psicóloga do NASF,
o objetivo dos profissionais é associar atividades manuais ao trabalho emocional, cujo foco é a busca por qualidade de vida e bem estar. “A atividade manual por si só é terapêutica. As pessoas que se interessam em interagir podem participar dos grupos do NASF”, destacou a psicóloga.
A artesã da ESF São Francisco, Maria da Conceição Alves Costa, conhecida como Zizinha, foi uma das artesãs que expôs seus trabalhos no Casarão. Ela contou que entrou no Grupo desde que descobriu que estava com Câncer de Mama. “Fui aconselhada pela psicóloga a participar do grupo. Desde que comecei, há um ano e meio, minha auto estima melhorou muito. Quando descobri minha doença pensei que nunca mais ia fazer nada, só morrer. Essa exposição é um ganho emocional muito grande. Me sinto importante, alegre e útil”, destacou a artesã.
A psicóloga do NASF ressaltou ainda, que a maioria das pessoas indicadas a participarem do grupo, ou que procuram o mesmo, apresentam alguma demanda psicológica, resultante de problemas físicos ou emocionais. O NASF é composto por uma equipe multiprofissional, sendo psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e terapeutas ocupacionais que fazem o acompanhamento dessas pessoas.
Quem desejar adquirir um dos produtos feito pelos artesãos do Grupo Bem Estar, deve procurar as ESF’s dos bairros São Francisco, Esperança ou Bela Vista.
ASCOM / Sete Lagoas