Alunos da Escola Municipal Dalva Ferreira Diniz, de Sete Lagoas, participaram da competição entre estudantes que utilizam o Programa MenteInovadora. O programa consiste em uma metodologia de ensino com jogos de raciocínio integrados à grade de aulas, que busca estimular o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e socioemocionais.
Mais de 100 escolas da rede pública e privada de todo o país competiram na seletiva durante a segunda quinzena de março. Foram realizadas cerca de 5 mil partidas por meio da plataforma.
Uma equipe formada por quatro estudantes e um professor jogou, no último dia 18, em horário escolar, as quatro modalidades olímpicas da Mind Lab — Damas Olímpicas, Bloqueio, Abalone e Octi — em disputa com mais cinco escolas de Minas Gerais.
A escola de Sete Lagoas ficou em segundo lugar, com 13 pontos. Apesar de não ter avançado para a etapa nacional, o esforço dos alunos Iury Souza, Kenedy Machado, Gabriel Souza e Pedro Costa fez com que a escola conquistasse a melhor classificação do município do ensino público, na categoria do 4º ao 7º ano.
A Olimpíada de Raciocínio Mind Lab é uma oportunidade para que os estudantes exercitem as habilidades desenvolvidas em sala de aula durante a aprendizagem semanal como trabalho em equipe, capacidade analítica e equilíbrio das emoções.
A metodologia da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, envolve a capacitação de professores e aulas dinâmicas, além de ser pioneira em auxiliar os alunos a traçar métodos e estratégias, lidar com a competitividade e trabalhar a resolução colaborativa de problemas.
Em 2018, alunos das Escolas Municipais Professor Vasco Damião e Professor Edson Abreu, de Sete Lagoas, representaram Minas Gerais na Etapa Nacional da Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, em São Paulo.
Com Ascom PMSL