Desde a última sexta-feira (12), três unidades da Atenção Primária à Saúde estão funcionando em horário especial para reforçar o atendimento a pessoas com sintomas de dengue em Sete Lagoas. A decisão de estender o horário de atendimento se deu em virtude do aumento significativo de notificações de casos suspeitos da doença, que já passam de 2000 somente neste ano.
Na Estratégia Saúde da Família (ESF CDI I), 38 pessoas, a maioria com sintomas de dengue, foram atendidas entre sexta-feira e domingo. Já no Centro de Saúde do bairro Progresso, foram 50 pacientes atendidos no mesmo período. A Unidade Básica de Saúde do Belo Vale, que iniciou o esquema de atendimento especial no sábado, recebeu 59 pacientes durante o funcionamento do fim de semana.
Do total de 147 atendimentos realizados apenas nestas três unidades no fim de semana, 109 eram casos suspeitos de dengue, dado que corrobora a legitimidade do atendimento especial nessa fase crítica da surto da doença. Se esses pacientes não tivessem a opção de buscar atendimento na atenção primária, o movimento na UPA e no PA Belo Vale demandaria uma espera ainda maior”, afirma o coordenador da Atenção Primária em Saúde, Gabriel Salum.
Horário especial
As três unidades de saúde permanecerão funcionando nos fins de semana e feriados das 7h às 17h. “Estaremos abertos para receber casos suspeitos de Dengue inclusive no feriado da sexta-feira da Paixão. Na quinta-feira, mesmo com o decreto do ponto facultativo, todas as 55 unidades de saúde da Atenção Primária de Sete Lagoas vão funcionar normalmente, das 7h às 17h. De segunda a sexta-feira, a UBS Belo Vale, o Centro de Saúde Progresso e a ESF CDI I permanecerão em funcionamento exclusivo para atender casos de dengue, além do seu horário normal, das 17h às 21h”, relembra Gabriel.
As unidades básicas de saúde abertas à noite e nos fins de semana vão atender, nestes horários, prioritariamente casos suspeitos de dengue. Assim sendo, devem procurar estas unidades de saúde pessoas que estiverem com sintomas da doença: dores pelo corpo, dor no fundo dos olhos, náusea e vômitos, febre e manchas vermelhas pelo corpo.
Com Secretaria Municipal de Saúde