Neste ano em Sete Lagoas já houve 4656 notificações de dengue, confirmada em 2819 pessoas. Entre elas, 49 casos exigiram atenção especial e três óbitos estão em investigação.
O cenário tem exigido ações extraordinárias por parte do poder público, já que a demanda por atendimento médico tem crescido na mesma proporção dos casos da doença. Assim, o tempo de espera na UPA tem aumentado, mesmo com a contratação de uma equipe extra exclusivamente para atender pessoas com suspeita de dengue. Dessa forma, o número de pacientes que procuram o PA do Belo Vale aumentou.
Para garantir o atendimento a um número maior de pessoas, foi instalada uma tenda na entrada da unidade para que os pacientes possam aguardar os resultadosde exames a passar por procedimentos de hidratação. A Prefeitura de Sete Lagoas está concentrando seus esforços tanto na prevenção quanto no atendimento às pessoas que estão doentes.
Entre as ações estão ainda o funcionamento de três unidades de saúde da Atenção Primária em horários especiais, entre outras ações como os mutirões, que tiveram início na última segunda-feira (6) e que vão percorrer 15 bairros, onde estão concentrados os maiores índices de casos de dengue.
“Esperamos que a população faça sua parte, retirando de seus quintais restos de materiais de construção e qualquer outro objeto que possa se tornar um criadou para o mosquisto Aedes aegypti, para que nossas equipes possam recolher e dar destinação certa aos inservíveis”, pede a superintendente de vigilância epidemiológica Sueli Lacerda.
Os mutirões, que contam com o apoio das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Obras, além do 4º GAAEe e de outras entidades públicas e privadas, vão se estender até o dia 12 de julho. O trabalho é feito nas ruas e também nas escolas, onde alunos se tornam multiplicadores da informação para que ajudem a conscientizar suas famílias sobre a importância de prevenção.
Confira os locais e horários de atendimento das unidades de saúde:
– ESF CDI I: Rua Espedicionário Leofredo Gaspar, 534, Indústriais – Atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 19h.
– UBS Belo Vale: Rua Oscar Padilha, 635, Belo Vale – Atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 19h.
– Centro de Saúde Progresso: Rua Rio Pará, 716 – Atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 19h.
– UPA Dr. Juvenal Paiva: Av. Claudionor Castro, 1700 – São Sebastião – Atendimento 24h.
– PA Belo Vale: Av. José Sérvulo Soalheiro, 3262 – Nova Cidade – Atendimento 24h.
Com Ascom PMSL