Com o mote “Não são os sofrimentos que nos adoecem e, sim, a maneira como lidamos com eles” e desenvolvidas pelo Centro de Psicanálise e Psicologia (CEMP), as conversações sobre temas que envolvem o cotidiano das pessoas na atualidade serão realizadas mensalmente, com início no próximo sábado (18), das 14h às 16h, na rua Belo Horizonte, 72, Canaã, em Sete Lagoas.
O tema do primeiro encontro será “Depressão, melancolia, suicídio: covardia moral?”, com mediação da psicóloga, psicanalista e especialista em Saúde Mental e Psicopedagogia, Ângela Martins Campelo. Ela se propõe a debater sobre esse tema a partir da experiência clínica enquanto psicológa e psicanalista, convidando a questionar o sofrimento humano diante dos quadros depressivos na atualidade.
De acordo com a organização, “o que se chama de atualidade é moldado pelos sentidos sociais atribuídos a um determinado tempo na história. Por conseguinte, as transformações produzem as subjetividades, isto é, modos de ser elaborados pelos sujeitos na busca pelas duas tarefas imprescindíveis a existência humana: sobreviver e realizar. Todavia, a predominância do imperativo da felicidade impõe ao sujeito pós-moderno mais essa tarefa: ser também feliz”.
Os encontros são para estudantes e profissionais da saúde, além de pessoas que se interessam pelos temas propostos.
A ajuda de custo para o lanche é de R$ 5 para os profissionais. A entrada é gratuita para estudantes mediante apresentação de comprovante.
Confira o calendário:
Da Redação