José Antonio Santano substitui o engenheiro argentino Angel Fiorito, ex-diretor industrial que foi transferido para a China, onde agora ocupa a direção geral das operações da Iveco na cidade de Chongqing, onde a Iveco possui uma fábrica de caminhões pesados.
Já o engenheiro brasileiro Davi Lunardi, ex-diretor de Supply Chain América Latina, e que trabalhava baseado em Nova Lima (MG), foi transferido para a Venezuela, onde agora ocupa a direção geral da Iveco naquele país. Em 2009, a Venezuela foi o segundo mercado em volume da Iveco na região..Para o lugar de Lunardi na diretoria de Supply Chain América Latina, a Iveco nomeou o engenheiro Rafael Bessa. Engenheiro oriundo do Grupo Fiat, Bessa foi diretor dessa mesma área na CNH.
“As mudanças comprovam a crescente importância das operações brasileiras dentro do contexto mundial da empresa”, comenta Ionara Pontes, diretora de Recursos Humanos da Iveco para a América Latina. “Estamos agora emprestando para outras operações mundiais da Iveco alguns dos executivos que participaram do rápido crescimento da empresa no Brasil e na região, uma experiência que pode ser útil para a Iveco em qualquer parte do mundo”.
Iveco
A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil, etc. A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa e América Latina, a empresa opera na China, Rússia, Austrália. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.