Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, essa é mais uma ação de estímulo à agricultura familiar. “Só faltava a horta do Barreiro a ter minitrator”, comemora.
Adeny de Souza vai ser um dos beneficiados. O agricultor resolveu mudar de vida depois de ser demitido do setor de siderurgia e há quatro meses foi contemplado com uma quadra na horta. “Levei 60 dias para abrir esse canteiro na enxada. Com o minitrator, o serviço pode ser feito em um dia”.
Junto com a entrega, os agricultores receberam a visita do colega do JK, Geraldo Magela de Carvalho. Ele foi compartilhar a experiência de seis anos no manuseio do equipamento. “O segredo é ter força de vontade”. Carvalho mostrou como funciona o minitrator e deu dicas: roçar o mato antes, a recolher as pedras da terra e prestar atenção nas manetes e rodas traseiras.
MAIS INVESTIMENTOS
O diretor do departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Frederico Campos, antecipa que, em dois meses, a prefeitura construirá um tanque para irrigação na horta do Barreiro, visando garantir a produção na época de seca, além da criação de peixes. A intenção é instalar ainda uma estufa para mudas.
INSCRIÇÃO
A horta comunitária do Barreiro possui 32 canteiros e aceita pessoas interessadas em fazer parte da agricultura familiar. O cadastro deve ser realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (rua Fernando Pinto, 137, Centro). Uma ficha será preenchida e enviada à Secretaria de Assistência Social. Os técnicos sociais realizarão um diagnóstico sócio-econômico com a família de baixa renda.
SECOM /Sete Lagoas
Foto: Quim Drummond