Na última quinta-feira (30) o cantor de sertanejo Felipe Uai lançou a música “On-line Noite e Dia” no YouTube. A canção conta a estória de um rapaz que conheceu uma mulher por meio da Internet, encantou-se por ela e não vê a hora de encontrá-la.
Hoje, com 27 anos, Felipe conta que desde pequeno teve a música presente em casa por meio dos parentes que tocavam músicas no vilarejo que moravam. Mas foi aos 14 anos que começou a aprender a tocar violão. Com 16 anos montou sua primeira dupla sertaneja, que durou dois anos e, logo depois, deu início a sua carreira solo.
Confira a música ‘On-line Noite e Dia’
Até o momento Felipe teve a oportunidade performar em vários shows em Minas Gerais. Contudo, o cantor conta que “o que marcou minha carreira foi a participação no evento Divinaexpo 2017, em que cantei na abertura dos shows dos cantores Marília Mendonça e Gusttavo Lima”.
O repertório do cantor conta com a Música Clássica de Mozart, Beethoven, o funk de Kevinho, o Sertanejo Raiz e a viola de Almir Sater, Tião Carreiro, João Paulo e Daniel, Zezé Di Camargo e Luciano e até Sertanejo Universitário.
Para este ano, os planos do sete-lagoano são divulgar ao máximo suas músicas e realizar excelentes apresentações. E desde já, convida a todos para a 1° Festa do Peão de Sete Lagoas, no dia 14 de julho, em que ele fará uma participação com banda de apoio. O evento terá um show da dupla sertaneja Victor e Fabiano.
Confira a entrevista com Felipe Uai:
• Como tem sido esta experiência até o momento? O que ela somou para sua vida?
Hoje em dia trabalho com a música e posso dizer que é mais que um trabalho, é um dos maiores motivos que me incentivam a viver.
• Fale um pouco seus trabalhos até agora.
Além do videoclipe da música “On-line Noite e Dia”, eu já lancei três clipes: dois de músicas autorais e um *pout-pourri de sucessos da música sertaneja raiz. Uma das músicas autorais se chama “Barracão”, cuja inspiração foi ver um casal de pessoas humildes, mas muito felizes e se amando mesmo com o pouco que tinham. O clipe do pout-pourri se chama “Boteco do Uai”, em que contei com a participação dos meus amigos da dupla Trovoada Caipira.
• Você possui formação acadêmica musical, aula de canto, curso superior?
Já cursei Educação Física, mas tranquei na metade. Estudei canto por mais de dois anos com professores particulares e na escola Melodia Livre em Sete Lagoas.
• Quando e como começou a compor?
Comecei a compor com 15 anos, quando estava no ensino médio. Minha primeira música se chama “História de Amor” e foi inspirada num dilema que passava naquela época (risos).
• Sobre o que você se sente inclinado a escrever? Quais temas lhe atraem?
Gosto de compor músicas que falam de sentimento de uma forma leve e com pitadas de humor, não tenho temas específicos, mas procuro escrever sobre coisas do nosso cotidiano.
• Entre as suas músicas autorais você tem uma favorita que teve um significado especial?
Gosto de todas, mas a “Barracão” e a “On-Line noite e dia” atualmente são as minhas preferidas.
• Sete Lagoas está inserida no seu trabalho de que modo?
Sete Lagoas é a minha cidade natal. Tenho orgulho de dizer que sou daqui. De certa forma ela está presente em todas as minhas músicas, pois foi pisando neste solo que as inspirações vieram. Digo também que Sete Lagoas está presente até no meu nome artístico, ”Felipe Uai”, já que Sete Lagoas é Minas Gerais e Minas Gerais é a terra do “UAI” (Risos).
• Qual é o objetivo pessoal da sua música?
Meu objetivo pessoal é poder levar às pessoas canções de estilo descontraído e leve e proporcionar músicas que atinjam desde o público infantil até idosos de 80 anos de idade ou mais.
• Você acha que Sete Lagoas possui bons locais expositivos para o sertanejo?
Sim, pelo tamanho e número de habitantes de nossa cidade acredito que temos bons locais, eventos, bares e casas de shows para apresentar nosso trabalho. Entretanto, o que deixa a desejar, às vezes, é a falta de oportunidade para vários artistas se apresentarem em locais populares.
• Links de redes sociais, conta em programas de streaming de música ou vídeo que os leitores podem ver mais o seu trabalho?
Instagram @felipeuaicantor
Facebook Felipe Uai
Canal no YouTube
*pout-pourri: é um termo empregado para se referir a uma forma musical com estrutura ABCDEF… (sem repetição de temas), sendo utilizada em músicas populares ou de construção mais simples.
Rebecca Soares