Com o mote “Não são os sofrimentos que nos adoecem e, sim, a maneira como lidamos com eles” e desenvolvidas pelo Centro de Psicanálise e Psicologia (CEMP), as conversações sobre temas que envolvem o cotidiano das pessoas na atualidade tiveram início no último dia 18.
O tema do próximo encontro será “A juventude está perdida? Jovens e suas dessaruma-ações”, com mediação da psicóloga e psicanalista, Adilene Campos Oliveira, e da psicopedagoga Vivane Silva. A conversação será no próximo sábado (8), das 14h às 16h, na rua Belo Horizonte, 72, Canaã, em Sete Lagoas.
“Os tempos atuais não são mais recortados pela palavra falada. Os jovens passam o tempo dentro de seus quartos, conectados com o smartphone, a TV, o computador. Este é o seu mundo. Corpos mutilados, uso de drogas e casos de suicídios parecem indicar que a juventude está sem direção. O que estas dessaruma-ações têm a nos dizer?”, questionam os organizadores.
De acordo com a organização, “o que se chama de atualidade é moldado pelos sentidos sociais atribuídos a um determinado tempo na história. Por conseguinte, as transformações produzem as subjetividades, isto é, modos de ser elaborados pelos sujeitos na busca pelas duas tarefas imprescindíveis a existência humana: sobreviver e realizar. Todavia, a predominância do imperativo da felicidade impõe ao sujeito pós-moderno mais essa tarefa: ser também feliz”.
A ajuda de custo para o lanche é de R$ 5 para os profissionais. A entrada é gratuita para estudantes mediante apresentação de comprovante.
Os encontros são voltados para todos que se interessam pelos temas abordados. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (31) 3771-8234. As vagas são limitadas.
Confira o calendário:
Da Redação