O diabetes é uma das doenças mais comuns da infância e pode atingir crianças de qualquer idade, até mesmo os bebês. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), aproximadamente 15 milhões de brasileiros são diabéticos e 40 mil têm chance de desenvolver a doença, que é caracterizada pela elevação do nível de açúcar no sangue, chamado de glicose. Nos dias atuais, o diabetes se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.
Os sintomas do aumento da glicose são: sede excessiva, vontade freqüente de urinar, fadiga, fraqueza, tonturas, visão borrada, aumento de apetite, perda de peso. Estes sintomas tendem a se agravar progressivamente e podem causar complicações que envolvem queixas visuais, cardíacas, circulatórias, digestivas, renais, urinárias, neurológicas, dermatológicas e ortopédicas, entre outras.
A doença pode ser prevenida através de práticas de exercícios físicos que são a melhor opção para tornar o hábito de vida mais saudável, além de uma alimentação saudável.