Na última sexta-feira (2), o prefeito de Sete Lagoas Duílio de Castro assinou o decreto nº 6.126, determinando a união dos sistemas de bilhetes eletrônicos para transporte público no município.
De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial Eletrônico, “fica unificado o sistema de bilhetagem eletrônica, estabelecendo a sua compatibilidade e integração entre os permissionários do serviço de transporte público coletivo alternativo e a empresa concessionária do serviço de transporte coletivo convencional”.
Essa unificação havia sido iniciada no último mês de junho, quando os dados da Cooperseltta tinham sido incorporados aos da Turi, tornando o Transcard Turi o cartão “único”. Porém, os sistemas continuavam desassociados; saldo e benefícios de integração permaneciam separados e, para usufruir das duas operadoras, os usuários deveriam recarregar os saldos de ambas.
Além disso, havia uma disputa por passageiros pagantes entre a cooperativa e a concessionária, o que prejudicava a prestação de serviço. A concorrência acirrada fazia com que os horários fossem mal distribuídos entre as operadoras, causando uma “corrida” no trânsito para chegar primeiro aos pontos de ônibus, e mal intercalados, com um longo tempo de espera entre um veículo e outro. Outro problema era a negligência com usuários não pagantes, como idosos e pessoas com deficiência, que constantemente eram deixados para trás.
Dessa forma, foi criado, também, um novo quadro de horários, com maior número de viagens e intervalos menores. Exemplo: no sistema antigo, eram ofertadas 70 viagens diárias da linha Itapuã/Cemig, com um intervalo de 15 minutos entre um veículo e outro. Com o novo quadro, a mesma linha oferece 94 viagens diárias, com sete minutos de intervalo. Antes da unificação, eram realizadas, somadas todas as linhas, 678 viagens diárias. A partir de agora serão 886 viagens, um aumento de 31%, com intervalos máximos de dez minutos.
O sistema de integração, aquele em que se paga metade da segunda tarifa, permanece, porém, sofrerá alteração: antes da unificação, a integração do transporte alternativo era de 12 horas; a partir de agora, passará a ser de 1h, como já era na Turi.
Com a centralização definida pelo decreto, a partir desta segunda-feira (5), os dados passam a ser associados e a disputa pela quantidade de passageiros chega ao fim, diminuindo ou erradicando os prejuízos aos usuários, sobretudo àqueles não pagantes, já que o sistema funcionará por meio de uma câmara de compensação, a ser supervisionada pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte.
De acordo com o gerente da Turi Danillo Crunivel, o novo sistema é um contrapeso tanto para a concessionária como para a cooperativa. “Só dessa rixa deixar de existir e quando se passa a falar em parceria, que cada um vai cumprir o seu quadro de horários, acho que já é uma contrapartida muito grande que o poder público vai dar às duas operadoras do sistema”, comemorou.
Segundo o presidente da Cooperseltta Geraldo Vieira, a câmara de compensação é resultado de um estudo cujo objetivo era identificar o percentual de mercado de cada operadora, já que não havia um parâmetro definido em relação a essas receitas. Assim, foi definido um percentual fixo mensal para a concessionária e para a cooperativa.
Além disso, buscando o equilíbrio dentro da cooperativa, a “individualidade” dos permissionários foi suspensa, já que havia uma discrepância entre as receitas devido às particularidades das linhas e horários — uns são mais rentáveis que outros —, além dos custos com manutenção, combustível e mão de obra, arcados pelos cooperados.
A partir de agora, “o custo com toda a operação vai ficar por conta da cooperativa, sendo dissolvido na receita, e a receita líquida vai ser dividida igualmente entre todos os cooperados”, explicou Geraldo.
Duílio de Castro ressalta que a unificação é um marco para a cidade de Sete Lagoas e que trará muito conforto para os usuários. Além disso, frisou que o papel da Prefeitura é fiscalizar.
“Muitas vezes outras administrações não tiveram coragem de fazer, talvez porque teria de fazer um enfrentamento que poderia acarretar um desgaste com as empresas, por mais que isso beneficiasse a população. Porém, a maior riqueza que eles têm é o passageiro, que dá o faturamento para a empresa. Acredito que agora Sete Lagoas terá paz no transporte”, declarou.
O prefeito também comentou sobre a obra do terminal urbano, cuja finalização estava prevista para o último mês de julho. “Esperamos, em breve, marcar a inauguração desse terminal, que vai dar mais conforto aos usuários. Além disso, vamos implantar tecnologia para que os passageiros possam saber a que horas o ônibus chega”, anunciou.
Durante o pronunciamento que precedeu a assinatura do decreto, Duílio falou sobre os dois cômodos construídos no terminal urbano, que já têm um projeto de modernização para ser colocado em prática. “Um é para receber a direção do terminal e o outro é para o comércio. Enquanto as pessoas estão esperando o ônibus elas têm a oportunidade de usufruir do comércio, o que será uma prestação de serviço à sociedade”, afirmou.
Confira os novos horários:
003 – MONTREAL – SANTO ANTÔNIO
005 – BERNARDO VALADARES – ELDORADO
006 – INTERLAGOS – UNIVERSITÁRIOS
034 – DONA SILVIA – BOUGANVILLE
Gabriela Ramos