Com o mote “Não são os sofrimentos que nos adoecem e, sim, a maneira como lidamos com eles” e desenvolvido pelo Centro de Psicanálise e Psicologia (CEMP), o ciclo de conversas sobre temas que envolvem o cotidiano das pessoas na atualidade vêm sendo realizado mensalmente desde maio deste ano, na Rua Belo Horizonte, 72, Canaã, em Sete Lagoas.
O tema do próximo encontro, neste sábado (17), das 14h às 16h, será “O que os assassinatos em série falam de nosso tempo?”, com mediação da psicanalista Yeda Lage. A organização do ciclo de conversas questiona se a partir da psicanálise é possível entender o aumento da violência contemporância, em especial dos assassinatos em massa que se apresentam como um fenômeno mundial.
Ainda de acordo com a organização “o amor e o ódio são duas forças que animam a vida humana. Amar o próximo é um mandamento que se justifica porque o homem não é bom. Seríamos pessimistas se não considerarmos, no entanto, que o homem pode se tornar bom, pode amar e fazer valer a inclinação para o amor. Podemos reconhecer nos assassinatos em série, na falência do amor, uma força destrutiva que se manifesta”.
Os encontros são direcionados para estudantes e profissionais da saúde, além de pessoas que se interessam pelos temas propostos.
A ajuda de custo para o lanche é de R$ 5 para os profissionais. A entrada é gratuita para estudantes mediante apresentação de comprovante.
Confira o calendário:
Da Redação