A 13ª edição do Encontro Mineiro de Aleitamento Materno será realizado entre os dias 27 e 29 de agosto em Sete Lagoas, no Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm), encerrando a campanha “Agosto Dourado” em Minas Gerais. Agosto é o mês dedicado ao aleitamento materno, instituído pela Lei nº 13.435 de 12 de Abril de 2017, simbolizando o Padrão Ouro da alimentação para lactentes.
A Prefeitura de Sete Lagoas fez uma publicação sobre a importância da amamentação, convidando para o evento. De acordo com o texto, “bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento”.
Destaca-se que utilizar substitutos do leite materno, como fórmulas infantis ou leite de outros animais, pode ser um grande risco para a saúde do bebê. “Isso ocorre principalmente quando os pais não podem comprar os substitutos na quantidade necessária ou quando a água que utilizam para preparar o alimento não é limpa o suficiente”, diz a publicação.
É ressaltado que quase todas as mães conseguem amamentar com sucesso. Além disso, aquelas que não possuem confiança para amamentar precisam do estímulo e do apoio prático do(a) parceiro(a), família ou amigos.
A Prefeitura frisa que todos devem ter acesso às informações sobre os benefícios do aleitamento materno. “É obrigação de cada governo fazer com que as pessoas tenham acesso a essas informações”, diz.
O Encontro trata-se de um evento gratuito destinado aos profissionais de saúde de todo o Estado de Minas Gerais e estudantes de Sete Lagoas e região, para discutir as práticas para o incentivo à amamentação. O encontro será realizado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Sociedade Mineira de Aleitamento Materno (SOMAM), Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas (SRS), Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas (SMS) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde Regional (COSEMS).
Programação
Dia 27 (terça-feira)
Evento aberto ao público, com foco nos profissionais de saúde e estudantes da área
Horário: 8h às 17h15
Local: Auditório Principal do Unifemm
Dias 28 e 29 (quarta e quinta-feiras)
Curso teórico sobre Manejo Clínico do Aleitamento Materno – 100 vagas
Horário: 8h às 17h15
Local: Miniauditório do Unifemm
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla.
Da Redação