O Programa Passando a Limpo desta sexta-feira (23) recebeu o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil — 46ª Subseção Sete Lagoas (OAB/SL), Adriano Cotta de Barros. Em entrevista a Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira, o presidente falou sobre o IV Congresso de Direito Processual de Sete Lagoas, a ser realizado neste mês de agosto.
Wagner iniciou a entrevista parabenizando a bela atuação de Adriano nesses últimos meses e o presidente ressaltou que isso só é possível pelo trabalho em conjunto, já que defende a proposta de uma gestão participativa. “Ninguém faz nada sozinho, tenho uma equipe que trabalha lado a lado comigo. São realizados bons eventos que buscam conscientizar a todos sobre o respeito aos advogados. Estamos também sempre abertos a críticas para constantes melhorias” disse.
Segundo Adriano, têm sido recorrentes as diversas ações que possibilitam a OAB ser referência na cidade, como por exemplo, o Hiper Congresso, que será realizado em Sete Lagoas nos próximos dias 29 e 30 de agosto, no Splendore Eventos. O evento conta com a presença de inúmeros palestrantes de renome nacional como os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcos Buzzi e Nefi Cordeiro. Diretamente de Brasília os ministros irão abordar temas como mediação e arbitragem e processo penal (delação premiada). Também estará presente o Senador Antônio Anastasia, formado em Direito pela UFMG, falando sobre direito administrativo, entre muitos outros.
O evento tem início previsto para a quinta-feira (29), às 18h e na sexta-feira (30) se encerra às 22h, para a realização do baile de gala com a banda Brasil 70. “Pela primeira vez em Sete Lagoas acontecerá um evento nesta proporção e a expectativa é que contribua imensamente na carreira dos profissionais da cidade, que por sinal, possui excelentes advogados”, comenta Adriano. Ele afirma que o evento é aberto ao público, como também vários outros realizados pela OAB, “assim se faz o objetivo de termos uma sociedade participativa” contou.
Quanto à carreira de advogado, ele informou que não existe hierarquia entre promotor, juiz e advogado. Todos são indispensáveis e estão no mesmo patamar, uma vez que, segundo a constituição, o respeito mútuo é imprescindível. “Ao usar de abuso de autoridade, independente do cargo, o profissional responderá por isso”, disse.
Sobre o caso noticiado na cidade, sobre o a prisão de um advogado, no exercício de sua função, Adriano ressalta que a ação foi incorreta, vendo que a delegada usou de abuso da autoridade dando voz de prisão ao profissional da justiça ilegalmente. O caso ainda permanece em análise.
Recentemente foi realizado um desagravo (ato público de solicitação de respeito para o advogado) em benefício ao exercício da democracia. Foi destaque também na entrevista a criação de várias comissões pela OAB de Sete Lagoas, como por exemplo, a comissão esportiva. “É muito satisfatório observar que há essa interação entre os profissionais. São realizados eventos semanais e um projeto está sendo desenvolvido para o ano que vem: O Tribunal de Justiça Desportivo de Minas irá realizar palestras esportivas com profissionais da área renomados”, disse o presidente.
Ao final da entrevista Adriano ressaltou a importância do IV Congresso que será realizado na cidade e fez os agradecimentos aos parceiros deste evento, incluindo a Rádio Eldorado e o site SeteLagoas.com.br.
Assista o programa na íntegra pela página do site setelagoas.com.br, ou ouça a reprise no domingo às 16h30 pela Rádio Eldorado AM 1300. O Programa Passando a Limpo vai ao ar ao vivo, toda sexta-feira a partir das 8h da manhã, com apresentação de Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira.
Com Portal Sete