Na manhã dessa sexta-feira (30), foi entrevistado no Programa Passando a Limpo, o gerente de projetos do site SeteLagoas.com.br, Túlio Thales. Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira, juntos ao convidado, abordaram temas importantes relacionados aos meios de comunicação e imprensa nos quais Túlio está inserido há 20 anos. Ele conta toda a sua evolução na carreira e como atualmente o site da cidade tem um excelente engajamento, informando com ética toda a população.
Segundo Túlio, sua carreira teve início no ano de 1990, quando a internet ainda era discada e ele prestava serviços ao Instinto Provedor MRNet, quando o serviço ainda era caro e exclusivo para apenas 30 modens na cidade. O sócio de Wagner Oliveira é o mentor que comanda o site Sete Lagoas e afirma que graças ao trabalho em equipe o site é um sucesso.
O profissional das redes acompanhou a evolução dos últimos 20 anos da internet e afirma que desde o princípio buscou se desenvolver dentro da área de suporte, pois se interessou muito por comunicação. Começou a desenvolver design de sites e recebeu um convite em 2004 para gerenciar uma loja de informática em Salvador, desenvolvendo um e-commerce, que na época era raríssimo.
Túlio cursou faculdade de Design Gráfico na Universidade Jorge Amado e a grande sacada quando esteve longe de Sete Lagoas foi que a cidade não possuía um veículo de comunicação que o informasse sobre tudo o que acontecia. “Enquanto eu estava distante havia uma dificuldade de encontrar informações e eu não conseguia saber o que acontecia na minha cidade”, afirmou. Foi aí que surgiu o interesse de criar uma plataforma digital para informar notícias de Sete Lagoas para o mundo.
Ao retornar para Sete Lagoas, Túlio levou o projeto de um site para vários profissionais, porém nenhum teve interesse em desenvolver a ideia. Foi quando Túlio foi apresentado por Ronivaldo Magalhães para Wagner Oliveira, que já possuía o domínio do site SeteLagoas.com.br e assim a sociedade foi firmada.
Segundo Wagner, quando ele obteve o domínio do site, a intenção era fazer um portal que beneficiasse as pessoas e divulgasse notícias locais. Desde 2008 o site vem se consolidando na cidade e sempre ajuda sete-lagoanos no mundo inteiro. De acordo com pesquisas o alcance do site é mundial. No próximo mês, em 15 de setembro, o site completará 11 anos. “O controle dos dados do site é feito pelo Google Analytics e a soma de todas as páginas visitadas certamente passam de 50 milhões de visualizações”, afirmou Túlio.
Para o gerente de projetos, o pilar do site é ajudar o leitor local. “Temos preceitos de divulgar sem custos diversas publicações diretas para a cidade. Realizamos parcerias e estamos com uma novidade, vamos beneficiar o Coral Dom Silvério com uma revitalização. Para manter um site não é nada fácil, temos um limite de pessoas trabalhando, nos é exigida muita ética e o custo para mantê-lo é muito alto. Trabalhar com mídia em Sete Lagoas é um desafio, exige seriedade, o dinheiro das pessoas está envolvido e o retorno é importante para elas, visto que atualmente a internet dá acesso a tudo para todos. O trabalho muitas vezes é por amor, pois ajuda muitas pessoas como em eventos filantrópicos, divulgação de vagas de emprego e documentos perdidos, por exemplo.” disse.
Outro destaque da entrevista foi que em Sete lagoas parte da imprensa atua e sobrevive sem ética. A falta de união entre os profissionais traz muitos malefícios. Trata-se de informações, de vidas e não apenas de números, e o diferencial do site é sempre prezar pela ética. Segundo Túlio, desde a década de 70 existe imprensa na cidade, mas até o atual momento a grande maioria só pensa em seus próprios benefícios e não no coletivo. “Precisamos entender que todos os veículos de comunicação existentes na cidade são importantes, pois cada um tem seu segmento e seu público” afirmou.
Túlio ressaltou a importância de buscar os meios certos para divulgar serviços e propagandas. “Empresários e clientes de forma geral precisam de profissionais que tenham portfólio e gabarito para trabalhar, existe um processo muito sério por trás de toda campanha e isso é fundamental para alcançar o resultado desejado. Uma empresa que faz um plano de mídia hoje sabe da existência de muitas mudanças, com a internet tudo é comprovado e, assim, os veículos de comunicação precisam trabalhar alinhados à responsabilidade. Se determinada campanha publicitária veiculada em jornal, outdoor ou rádio não possui o retorno desejado, o erro está na estratégia publicitária e é assim que é vista a importância do profissional de comunicação”, ressaltou.
Ao final da entrevista foi tratado o tema “Fake News”, e Túlio salientou a importância de analisar a veracidade dos fatos e jamais passar informações sem a devida conferência. Todos os programadores, designers, publicitários e jornalistas trabalham de acordo com um planejamento sério antes da execução de qualquer projeto e publicação de notícias. O sucesso do site Sete Lagoas é fruto de um trabalho sério, conclui Túlio Thales.
Assista o programa na íntegra pela página do site SeteLagoas.com.br ou ouça a reprise no domingo, antes da jornada esportiva, às 16h45, pela Rádio Eldorado AM 1300. O Programa Passando a Limpo vai ao ar ao vivo toda sexta-feira a partir das 8h, com apresentação de Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira.
Com Portal Sete