No início da tarde dessa terça-feira (10), por volta de 12h, um incêndio de grande proporção atingiu a Serra de Santa Helena, em Lagoas. O combate às chamas demandou a participação de vários brigadistas, em um esforço que durou mais de doze horas.
De acordo com Anderson Favorito, membro da equipe de brigadistas, um trilheiro que estava praticando o esporte no local viu quando um homem, não identificado, fugia da área com uma mochila nas costas. A suspeita é de que ele seja um “minhoqueiro” e que tenha sido o responsável pelo início do fogo.
Para combater as chamas, segundo disse Favorito, foram necessários dez brigadistas. O trabalho que começou após as 12h só foi possível de ser finalizado às 02h30 desta quarta-feira (11).
A área atingida pelo incêndio compreende parte da Serra de Santa Helena, não tendo o fogo consumido o interior do Parque Ecológico da Cascata. Contudo, as chamas atingiram a parte traseira da área de preservação ambiental, que é difícil acesso, além de ter também chegado em um ponto da BR-040.
O suspeito de ter iniciado o incêndio conseguiu fugir do local e não foi mais visto.
Veja o vídeo abaixo:
Alerta
A equipe de brigadistas da Serra de Santa Helena pede que, em caso de incêndios na área, as pessoas não tentem ajudar a apagar o fogo, pois o terreno no local é cheio de grotas, o que faz com que o serviço seja de alta periculosidade e apresente risco a quem não possui o curso que permite a atuação em áreas remotas, como é o caso dos brigadistas.
O trabalho da Brigada Florestal da Serra de Santa Helena pode ser acompanhado pelo perfil oficial da equipe no Instagram.
Vinícius Augusto