O programa Passando a Limpo apresentado por Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira, recebeu nesta sexta-feira (27), a comandante da 19ª Região de Polícia Militar (RPM), que inclui Sete lagoas e outros 16 municípios, a Coronel Kerley da Silva Almeida, que falou sobre a segurança pública em Sete Lagoas e região, tema de grande interesse da população.
A coronel afirma que Sete Lagoas está passando por um processo de redução da criminalidade desde 2017, resultado de uma integração dos órgãos de defesa social, pelo compromisso em oferecer segurança para a comunidade, com muita dedicação e envolvimento de todos os colaboradores e da população. Ela lembrou do projeto Minas Segura, que realiza operações em pontos críticos combatendo o crime no Estado.
A comandante ressaltou que no país existe um processo, uma legislação a ser seguida, mas afirma que não desanima, mesmo quando autores de crimes são libertos em prazo curto de tempo.
Segundo a oficial, a Polícia possui um planejamento estruturado, com foco na prevenção ou na repressão. Ressaltou que as redes de proteção são importantes colaboradoras da Polícia Militar no combate à criminalidade, contando sempre com a colaboração proativa e participativa da comunidade em geral. Disse ainda que a PMMG trabalha uma conscientização na comunidade com medidas simples de autoproteção, dificultando a oportunidade para os autores de crimes. A coronel pontua a importância da pessoa não se colocar em exposição, usando aparelhos celulares em locais ermos, por exemplo, evitando se tornar uma vítima em potencial para o criminoso.
Sobre os crimes da internet, a chefe da 19ª Região afirma que a Polícia possui uma diretoria de inteligência que trabalha com as novas tecnologias para mapear e encontrar autores de crimes cibernéticos.
Durante a entrevista contou que toda instituição trabalha em prol da sociedade, cada Polícia Militar do país tem sua doutrina específica para repreender o crime, e em Minas Gerais existe um trabalho de prevenção feito de forma integrada, criando uma rede de informação ampla que atende todo o Estado. Afirmou, por exemplo, que essa rede possibilitou uma redução média de 50% a 70% no ataque a caixas eletrônicos.
A coronel Kerley relatou que a 19ª RPM conta com uma média de 600 policiais operantes, empenhados e dedicados, sempre prontos para atuar caso necessário. “Esse trabalho de cada um faz a diferença. A gente tem essa consciência que a gente é sociedade, a gente faz pela sociedade e por nós mesmos”, ressaltou a comandante.
A comandante é natural de Belo Horizonte, ingressou na Polícia Militar em 1º de fevereiro de 1993 e foi declarada aspirante a oficial em novembro de 1996. Obteve promoções nos seguintes postos: Segundo Tenente em junho de 1997, Primeiro Tenente em junho de 1998, Capitão em dezembro de 2002, Major em dezembro de 2011, Tenente-Coronel em dezembro de 2016 e Coronel em fevereiro de 2019. A Coronel Kerley é graduada e condecorada Bacharel em Direito pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, pós-graduanda MBA em gestão de equipes e liderança pelo Instituto Pedagógico De Minas Gerais, pós-graduanda em competências e Coaching pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais. Como oficial superior exerceu função na Assessoria de Desenvolvimento Organizacional – 2010 A 2016, Diretoria de Apoio Logístico – 2016 A 2018, Chefia do Estado Maior da 1ª Região de Polícia Militar – 2018 A 2019 e desde fevereiro de 2019, atual Comandante da 19ª Região de Polícia Militar.
Assista ao programa na íntegra pela página do site SeteLagoas.com.br ou ouça a reprise no domingo após a jornada esportiva pela Rádio Eldorado AM 1300. O Programa Passando a Limpo vai ao ar ao vivo, toda sexta-feira a partir das 8h da manhã, com apresentação de Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira.
Com Portal Sete