Cerca de 40 pessoas participam todas as semanas do Encontro de Lian Gong, realizado no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), em Pedro Leopoldo. As atividades acontecem com o instrutor e enfermeiro Gilmar do ESF Adélia Issa.
Segundo Cláudia, assistente social do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, o Lian Gong traz inúmeros benefícios ao cidadão. “Ajuda na circulação do sangue, dissolve aderências e inflamações dos tendões. Restaura a movimentação natural, melhorando a resistência e a vitalidade do organismo. Qualquer pessoa pode praticar a atividade, desde crianças até idosos, respeitando o limite do corpo”, informou.
Quem quiser participar desta prática em Pedro Leopoldo deverá procurar o PSF mais próximo de casa. “No ESF do Adélia Issa acontece há 3 anos, sempre às terças e quintas-feiras, das 7 às 8h”, conclui Cláudia.
No bairro Lagoa de Santo Antônio, as atividades acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras de cada semana.
O que é? Lian Gong é um dos primeiros sistemas de prática corporal oriental que integra a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental.
Os exercícios do Lian Gong são divididos em três etapas: parte anterior, posterior e I Qi Gong, sendo que cada uma delas tem 18 mobimentos harmoniosos para tratar partes específicas do corpo. Há exercícios para prevenir e tratar dores no pescoço, ombros, costas, lombar e pernas. Na sequência são passados movimentos para as articulações, extremidades, tendões e funções de órgãos internos. Na última etapa os exercícios ajudam a potencializar funções do coração e pulmão.