Em 2009, tratores trabalharam mais de duas mil horas nos campos.
Os agricultores de Sete Lagoas contam com uma força a mais para produzirem. No ano passado, os tratores da prefeitura trabalharam por mais de 2,1 mil horas nos campos, ajudando 300 produtores a gradear, arar, abrir sulcos, plantar e adubar o solo. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a administração municipal procura ajudar quem não possui condição financeira de comprar ou alugar um trator.
A intenção da prefeitura é “estimular o produtor e facilitar a produção”, conforme explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eder Bolson. Em troca de dez litros de óleo diesel por hora, cerca de R$ 18, a prefeitura disponibiliza um tratorista e um técnico em agropecuária para acompanhar o trabalho, gerando uma economia de R$ 32 por hora ao beneficiado, caso ele alugasse o equipamento no mercado.
Um dos beneficiados é Cornélio Vieira, que vê o auxílio como fundamental para continuar na atividade. “O trator para nós é tudo que tem aqui. Se não fosse o trator da prefeitura, a maioria não conseguiria. Ele serve de mais. Sem ele ia ser muito pior”, diz Vieira. Médios e grandes agricultores também podem contar com os equipamentos. Em contrapartida, nestes casos, além do custo do combustível, a prefeitura faz o convite para contribuírem para as hortas comunitárias com o que tem de sobra no campo, como esterco ou terra.
CADASTRO
Para ser beneficiado, o produtor rural precisa se cadastrar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (rua Fernando Pinto, 137, Centro) e agendar o atendimento. Caso haja interesse do agricultor, engenheiros agrônomos para ensinam técnicas de plantio gratuitamente,
SECOM / Sete Lagoas