O psicólogo clínico e analista do comportamento Ronald Batista realizou, de 27 de setembro a 4 de outubro, o Ciclo de Palestras para os jovens acautelados e equipe operacional do Centro Socioeducativo de Sete Lagoas (CSE/SL). Com o tema “A valorização da vida e a prevenção ao suicídio”, a ação contemplou 100% dos internos da unidade sete-lagoana, que foram divididos em turmas, perfazendo um total de quatro palestras promovidas na unidade.
Na oportunidade, foram apresentados dados que corroboraram com a importância do trabalho contínuo de prevenção ao autoextermínio junto a este público, uma vez que estatisticamente, homens de 15 a 29 anos apresentam maiores probabilidades de tentarem contra a própria vida quando comparados a outros grupos. Entretanto, durante a abordagem, o psicólogo reforçou a importância da vida e, de maneira científica, porém didática, contribuiu para a superação de conflitos individuais e/ou relacionados ao ambiente. “O mês de setembro acabou, mas a luta não terminou. O combate ao autoextermínio precisa ser constante. Desistir de viver não pode ser uma opção”, explica o psicólogo.
Sobre o CSE/SL
O Centro Socioeducativo de Sete Lagoas se destaca como unidade referência para os demais Centros Socioeducativos do estado de Minas Gerais. Ao longo do período de internação, os menores privados de liberdade têm oportunidades de desenvolvimento profissional, continuidade escolar e são acompanhados por equipe multidisciplinar com foco na recuperação dos indivíduos. Ações como o Ciclo de Palestras e a participação da comunidade nesse sentido são de fundamental relevância na recuperação dos jovens, que em um curto espaço de tempo estarão de volta ao convívio em sociedade.
Com Samara Matias Batista